Fortalecimento e ampliação de Educação em Saúde são debatidos pelo Conass

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-MT), participou da reunião da Câmara Técnica do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), em Brasília. Na ocasião, o órgão foi representado pela diretora da ESP-MT, Silvia Tomaz, e pela secretária adjunta de Administração, Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SES-MT, Cristiane Mello.

A primeira reunião da Câmara Técnica deste ano aconteceu nos dias 24 e 25 de maio e contemplou pautas prioritárias, como a atualização da Política Nacional de Educação Permanente e dos Planos Estaduais, concluída neste ano. Um dos novos projetos apoia o fortalecimento e a ampliação das Escolas Estaduais de Saúde Pública, com ação específica para cada Estado e um conjunto de ações de visita, diagnóstico e publicações.

De acordo com a secretária adjunta, Cristiane Mello, a reunião promoveu um debate acerca de questões comuns entre as secretarias estaduais de Saúde – como os projetos PPSUS e COAPES.

“Dialogamos sobre o desafio de realizar o dimensionamento da força do trabalho em saúde e, no encerramento, foi apresentado o resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na qual o Centro Oeste foi uma das regiões que se destacou em capacidade técnica nas áreas da educação e gestão do trabalho”, pontuou.

Na oportunidade, o CONASS reuniu técnicos de gestão do trabalho da educação em Saúde de todo o país, que explanaram sobre pesquisa em gestão do trabalho, construção de agenda e prioridades e mestrado profissional na área – com edital já em andamento.

Fonte: SES/MT