Fórum de Atenção Primária e Planejamento chega ao Recife

Evento objetiva tratar da situação do SUS nos municípios

O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, abriu, na noite desta terça-feira (05/03), no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, o I Fórum Macrorregional de Atenção Primária e Oficina de Acolhimento e Planejamento. O evento, que está sendo realizado em cada macrorregião do Estado, tem o objetivo de discutir a política estadual de fortalecimento da Atenção Primária e o programa de melhoria na qualificação do atendimento da Rede Básica, além de analisar os principais indicadores de políticas e doenças das cidades pernambucanas. Essa etapa contempla a Macrorregião Recife, que engloba as Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Recife, Limoeiro, Palmares e Goiana.

Além de Antonio Carlos Figueira, a mesa de abertura contou com a presença do secretário de saúde da cidade do Recife, Jaílson Correia; pela presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), Ana Cláudia Callou; e pelos gerentes das  I, II e XII Geres. O dia de trabalhos e debates, foi encerrado com  uma palestra do secretário estadual de Saúde e da presidente do Cosems-PE sobre os desafios e perspectivas do SUS.

De acordo com a superintendente de Atenção Primária, Francisca Carvalho, os municípios destaques em alguns dos indicadores analisados pelo Fórum estão partilhando suas experiências exitosas. A SES ainda está auxiliando as localidades a repensarem o modelo de trabalho para atingir os índices considerados favoráveis para cada área.

Para a gerente de Gestão Estratégica e Participativa da SES, Ana Paula de Melo, o objetivo da oficina é apresentar aos novos gestores da Saúde o processo de implantação dos dispositivos do Decreto 7.508/2011 e do Contrato Organizativo de Ação Pública (Coap) em Pernambuco, além de validar o Mapa de Saúde e os problemas prioritários regionais e discutir a Política Estadual de Fortalecimento da Atenção primária e o Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ/AB). “Com a apresentação do que já foi realizado e a validação por parte dos novos gestores, daremos continuidade ao processo de construção que irá nortear as ações e os serviços de saúde em cada região”, comentou.

O fórum está tratando, ainda, sobre financiamento no SUS, assistência farmacêutica, além dos desafios e perspectivas do SUS. Todos os convidados participam de discussões, integram grupos de estudos e apresentam trabalhos sobre os temas abordados. O encontro segue, nos dias 7/03 e 8/03, para a Macro-Serra Talhada (Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada). O Fórum já passou pelas macros de Petrolina e de Caruaru.

SES/PE