Funasa estará presente essa semana na 3ª edição da Expocatadores, em São Paulo

A exemplo do que vem ocorrendo todos os anos, desde o governo do presidente Lula, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério da Saúde, vai participar da Expocatadores 2012, que será realizada entre os dias 28 e 30 de novembro, na ExpoCenter Norte, em São Paulo. O evento está em sua 3ª edição e é uma realização do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e da Associação Nacional de Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis (Ancat), com o apoio da Funasa.

A Fundação é uma das patrocinadoras do evento, porque, dentre as suas atribuições, está a realização do programa de Apoio aos Catadores que objetiva fomentar a implantação do acesso aos serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos de forma ambientalmente adequada, induzindo a inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis.

Nesse programa, são financiadas a execução de serviços — relacionados à coleta e destinação final dos resíduos sólidos —, a construção de aterros, galpões de triagem e a aquisição de equipamentos. A seleção das cooperativas e associações é realizada por meio de edital de chamamento público, divulgado no site da Fundação, para envio das propostas.

A Expocatadores 2012 deverá contar com um público de 1.500 catadores de 25 estados brasileiros, além de visitantes e autoridades, como a Presidenta Dilma Rousseff. Estão confirmados representantes do Ministério do Meio Ambiente, do GreenPeace, da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Novo Hamburgo-RS, da Secretaria de Economia Solidária, da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Sustentar, do Instituto Ethos e da Agenda 21, entre outros.

A previsão é de que 4 mil pessoas passem, diariamente, pelo evento. Haverá, ainda, a participação de delegações de 12 países da América Latina, além da Índia e da África do Sul. O evento reunirá especialistas em gestão de resíduos sólidos do Brasil e da América Latina com a tarefa de valorização profissional dos catadores de materiais recicláveis e de fortalecimento de sua ação na cadeia produtiva de recicláveis de forma sustentável e inclusiva.

Seminários – Simultaneamente, será realizado o 3º Encontro Nacional e Internacional de Catadores para troca de experiências. Serão realizados seminários técnicos para debater a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o fechamento de lixões e os planos de gestão dos resíduos.

Feira de Negócios – A Expocatadores 2012 reunirá as empresas produtoras de equipamentos e tecnologia do setor, facilitando o intercâmbio entre os diversos atores do mercado. Essa iniciativa, além de simbólica, tem caráter educativo. As organizações de catadores credenciadas com cartas de crédito passarão por capacitação com técnicos da área financeira para realizar os melhores negócios na feira com bons resultados para os catadores. Os catadores terão a oportunidade de conhecer novas tecnologias e equipamentos para trabalhar adequadamente nas cooperativas, adquirindo informação, refletindo diretamente no trabalho e planejamento dos empreendimentos.