A Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (CTGTES) retomou suas atividades em 2016, em reunião que elencou um conjunto de temas prioritários que, posteriormente, foram apresentados e aprovados em assembleia de secretários.

Esta definição de prioridades, atualizada permanentemente, pauta a atuação da CTGTES. Em 2018, por exemplo, na área de Gestão da Educação, apoiou as Secretarias Estaduais de Saúde na elaboração dos Planos Estaduais de Educação Permanente. Na área de Gestão do Trabalho, apoiou a elaboração e aplicação de um levantamento sobre a situação das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e a construção de uma agenda de prioridades.

Esta é uma característica importante desta Câmara Técnica: a definição, implementação e acompanhamento de prioridades que atendam às necessidades de todos os estados.

Em 2019, uma de suas ações prioritárias foi apoiar a ampliação e o fortalecimento das Escolas Estaduais de Saúde Pública.

A organização em rede fomenta entre seus membros uma relação horizontal e solidária, a troca de experiências e de documentos, assim como a elaboração coletiva de propostas que visam superar as dificuldades das áreas nas SES. A Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde também acompanha e participa de discussões a ela pertinentes junto ao Ministério da Saúde.

 

Área administrativa

 

Responsável Tecnico: Haroldo Pontes (haroldo.pontes@conass.org.br)