Gestão por avaliação de riscos

Nesta quinta (24) e sexta-feira (25), a Secretaria Executiva (SE) do Conass, participou da Oficina de Gestão por Avaliação de Riscos, metodologia decorrente do Projeto de Gestão, Sustentabilidade e Ética na SE/Conass. (Saiba mais).

O presidente da Conselho, secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela também esteve presente na capacitação que foi aplicada pela consultora Verônica Souza, especialista na área de controle interno e avaliação de riscos.

Os objetivos da oficina são aperfeiçoar a Secretaria Executiva em prol de avaliação por resultados; capacitá-la para atuar com compliance a accountability em apoio às secretarias estaduais de saúde e por fim, implantar um programa de integridade com respectivo monitoramento de conformidade e responsabilização para a gestão e anticorrupção.

“Nestes dois dias nós falamos da importância da gestão de riscos dentro de um processo de inovação que o Conass está iniciando em um contexto nacional onde todas as organizações atualmente estão voltadas para o seu aprimoramento na questão da governança, da integridade, da gestão de risco e do fortalecimento dos controles internos”, explicou a consultora.

Segundo ela, a revisão de processos tem uma metodologia que auxilia as pessoas que atuam em determinadas atividades, a verem com mais objetividade aquilo que elas fazem de modo que identifiquem eventuais fragilidades ou riscos que podem e precisam ser melhorados.