Goiânia sedia reunião conjunta das Câmaras Técnicas de Comunicação e Informática em Saúde do Conass

Conecta SUS é tema de encontro de profissionais de Secretarias de Saúde do país

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás realizarão, pela primeira vez, uma reunião conjunta de duas Câmaras Técnicas do Conass: Comunicação em Saúde e Informação e Informática em Saúde. A reunião acontece nos dias 11 e 12 de maio, em Goiânia. A expectativa é reunir cerca de 60 participantes das secretarias estaduais de saúde, Ministério da Saúde e Conass.
O tema principal do encontro das duas Câmaras Técnicas é o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann. O objetivo é apresentar aos responsáveis pelas áreas de Comunicação e de Tecnologia da Informação das secretariais de saúde dos estados os sistemas desenvolvidos no Conecta, indicadores de saúde monitorados e como o Centro de Informações da SES trouxe avanços para a gestão da saúde em Goiás, com exibição de cases.
A programação do dia 11 contempla a visita dos participantes para conhecer o Centro de Informações da SES, localizado na sede da secretaria na Av SC 01, 299 Parque Santa Cruz, e, posteriormente, a apresentação dos principais cases que envolvem o Conecta SUS e a gestão: Goiás contra o Aedes, SIGA Saúde Goiás, Mapa da Saúde e os Boletins da Dengue e Influenza. O ponto alto será uma roda de conversa com o secretário da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela com o tema “Conecta SUS, Gestão e Comunicação”.
No segundo dia, as Câmaras Técnicas de Comunicação em Saúde e Informação e Informática em Saúde farão reuniões separadas, para discutir e trocar experiências sobre assuntos específicos de cada área.
As Câmaras Técnicas do Conass funcionam como instâncias da educação continuada dos profissionais do SUS, essencialmente estratégicas para o apoio à gestão e para qualificar o debate dos temas da saúde. “Estes grupos subsidiam os secretários de saúde com conhecimento e informação atualizados. Então, essa troca de experiências é essencial para o fomento ao desenvolvimento e avanço dos processos de trabalho”, diz Adriane Cruz, responsável pela Câmara Técnica de Comunicação em Saúde do Conass.
O Assessor Técnico do CONASS Nereu Henrique Mansano, responsável pela Câmara Técnica de Informação e Informática em Saúde destacou que a iniciativa de se realizar a reunião em Goiás se deu no sentido de possibilitar às demais secretarias estaduais conhecer a experiência de implantação e os resultados já obtidos com o ConectaSUS. A sistematização e disseminação de informações qualificadas são fundamentais não só para os gestores e profissionais de saúde, ao subsidiar o planejamento e avaliação das ações, mas também aos próprios usuários, promovendo o controle social e a promoção da saúde.

Comunicação Setorial da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás
Fone: (62) 3201-3784 / 3201-3816 / 3201-3811

Mídias Sociais:
www.saude.go.gov.br
www.facebook.com/saudegoias
www.youtube.com/saudegoias
www.twitter.com/saudegoias