SES/GO – Exército Brasileiro entra na guerra contra o Aedes em Goiás

Exército Brasileiro entra na guerra contra o Aedes em GoiásO Estado de Goiás contará, a partir de agora, com o apoio do Exército Brasileiro na luta contra o mosquito Aedes aegypti – transmissor da zika, dengue e chikungunya. Nessa quinta-feira (11/02), o secretário da Saúde do Estado, Leonardo Vilela, recebeu o General de Brigada Mauro Sinott Lopes, do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro, para tratar da logística da ação em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado para exterminar o mosquito do território goiano. O encontro ocorreu na sede da secretaria.

Para Leonardo Vilela, o Exército irá potencializar todo o trabalho que já está em curso na força-tarefa organizada pelo Governo do Estado, chamada Goiás contra o Aedes, iniciativa que permitiu a eliminação de mais de 30 mil criadouros do mosquito somente em janeiro. No primeiro mês de trabalho, foram visitados mais de 1 milhão de imóveis em Goiás.

“É uma grande ajuda e mais um reforço para que consigamos alcançar o nosso intento que é erradicar o Aedes aegypti do território goiano”, declarou o secretário, adiantando que também está prevista uma ação das secretarias estadual e municipais de saúde e do Exército com as escolas. Segundo Vilela, em Goiás serão envolvidas as escolas públicas e privadas.

O General de Brigada Mauro Sinott Lopes afirmou que um efetivo de 2,4 mil homens já está a postos para a missão contra o Aedes no Estado. Em Goiás, o Exército e a Aeronáutica (Base Aérea de Anápolis) vão atuar nas ações.

“O cidadão tem que se colocar como um soldado contra o mosquito Aedes aegypti. Cada pessoa deve ter consciência de que tem o poder de cortar o ciclo de transmissão dessas doenças”, disse o General. De acordo com o Mauro Sinott, os soldados serão treinados para entrarem nas casas, retirarem e destruírem os focos, além de realizarem trabalho educativo junto à população. “Se cada morador tirar pelo menos dois minutos por dia para verificar se há acúmulo de água parada na residência, todos ganham. Ele fará um bem para a própria família e para a vizinhança”, disse.

Capacitação

Na Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro no Jardim Guanabara, em Goiânia, capital do Estado, mais de 300 soldados receberam, nesta quinta-feira, capacitação oferecida por técnicos da SES-GO. “Nós vamos agora atuar em parceria com o Exército. Todo esse efetivo será uma grande ajuda para nós”, disse a gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Magna Maria de Carvalho.

Mobilização Nacional

Representantes do Exército Brasileiro, Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Corpo de Bombeiros Militar estarão juntos na grande mobilização nacional contra o Aedes que acontecerá simultaneamente em todo o Brasil neste sábado (13 de fevereiro).

Na capital goiana, a concentração será na Praça da Matriz, no Setor Campinas, às 8h. Nessa etapa serão realizadas ações de limpeza e conscientização de moradores. O presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Edilberto Dias, que esteve presente na reunião entre SES-GO e Exército, afirmou que disponibilizará 1.500 homens, 50 caminhões e 30 pás carregadeiras para limpar 42 bairros ao redor de Campinas.

Entre os dias 15 e 18, o Exército realizará esclarecimento e motivação das comunidades nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo e Trindade. De 15 a 19 de fevereiro será realizado o mesmo trabalho nas escolas.

 

Comunicação Setorial – SES-GO