Goiás – Secretaria de Saúde “Junto de Você”

A cidade de Aparecida de Goiânia será a próxima a receber mais uma edição do Governo Itinerante “Junto de Você”. Pelo programa, mais de 50 órgãos do governo e parceiros irão disponibilizar, entre os dias 30 (quinta-feira) de janeiro e 2 de fevereiro (domingo), uma gama de serviços à comunidade, que vão desde retirada gratuita de documentos, até o encaminhamento para cirurgias oftalmológicas. Os stands do Governo Itinerante serão montados na Avenida Independência, esquina com a Rua 5, no Bairro Independência, em frente ao Banco do Brasil. As ações acontecerão das 8 às 17 horas e, no domingo, das 8 às 12 horas.

Pela Secretaria de Estado da Saúde serão oferecidas consultas oftalmológicas, uma ótica montada para o paciente escolher a armação dos óculos que preferir; aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações preventivas contra a dengue, vacina para adultos contra Febre Amarela, Difteria, Tétano e Hepatite (B), consulta de enfermagem sobre doenças crônico-degenerativas como Hipertensão/Diabetes, parceria com o município para orientações contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), distribuição de preservativos e agendamento de exames e cirurgias oftalmológicas.

Em média, 60 mil atendimentos são oferecidos em cada edição do Governo Itinerante. “Pela Saúde, realizamos mais de 12 mil encaminhamentos, que vão desde testes de glicemia até cirurgias, como catarata”, explica a gerente de Desenvolvimento das Unidades de Saúde, Maria das Graças Ribeiro.

Para a gerente, as edições do Governo Itinerante – que terá a 19ª Edição em Aparecida de Goiânia – são primordiais para que a população tenha acesso a serviços de prevenção e cirurgias. “Muitos acabam descobrindo o diabetes no momento do exame, outros acabam se dando conta que estão com alguma anormalidade na visão. Esse esclarecimento é fundamental para que as pessoas possam se cuidar a tempo e evitar, no caso da visão, a cegueira”, explica. É parceiro nesse projeto, o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof).

As ações da Secretaria de Estado da Saúde para as próximas edições do Governo Itinerante (Governo Junto de Você) já estão agendadas até o dia 13 de março. Veja o calendário abaixo:

Águas Lindas – 06/02 a 09/02
Goiânia – 13/02 a 16/02
Pirenópolis – 20/02 a 23/02
Padre Bernardo – 13/03 a 16/03


Fonte: Ascom SES/GO