Governança foi tema da acolhida aos prefeitos e secretários em Rondônia

sesro

A acolhida aos prefeitos e secretários municipais  de saúde em Rondônia se encerra hoje (10), em Porto Velho. Na quarta-feira (8), primeiro dia do encontro cujo tema é “Governança para o Desenvolvimento”, o consultor do CONASS, Dr. Eugenio Vilaça, dialogou sobre “A gestão municipal de saúde em tempos de crise: imperativo de uma agenda de eficiência e inovação”, com foco na organização da Rede de Atenção à Saúde a partir da Atenção Primária à Saúde (APS).

A assessora técnica do CONASS, Lourdes Almeida, também participou do evento e falou dos conceitos de região de saúde e dos espaços interfederativos de atuação no SUS, enfatizando a importância do estado nas tomadas de decisões regionais.

O governador do estado, Confúcio Moura, participou da abertura do evento, assim como deputados, representantes de Cosems, técnicos e secretários de saúde estaduais e municipais.

Planificação da Atenção à Saúde

Durante o encontro, facilitadores do CONASS juntamente com técnicos da secretaria falam sobre as ações que serão realizadas em Rondônia para fortalecer a APS, a partir da Planificação da Atenção a Saúde. Essa temática ocorre desde o primeiro dia do evento, no qual o secretário Williames Pimentel, o adjunto Luis Eduardo Maiorquin, técnicos da SES e a assessora técnica do CONASS, Maria José Evangelista, discutiram com os secretários municipais de saúde dos municípios pólos das sete regiões de saúde do estado como se dá a operacionalização da Planificação da Atenção a Saúde, assim como qual a região por onde se iniciar o processo.