Governo celebra marca de 365 dias sem morte materna na Regional de Saúde de Balsas

Foto: divulgação

O Governo do Maranhão realizará solenidade em comemoração a marca histórica de zero morte materna, em 365 dias, nos municípios que formam a Regional de Saúde de Balsas. A solenidade será realizada, nesta sexta-feira (8), às 9h, no Hospital Regional de Balsas. Participam do evento, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula, representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

O resultado é fruto da implementação de estratégias de fortalecimento da linha de cuidado materno-infantil que inclui ações de planejamento reprodutivo, qualificação do pré-natal e puerpério e reorganização da assistência ao parto e nascimento.

A marca dos 365 dias é consequência, sobretudo, dos investimentos, entre os quais a inauguração do Hospital Regional de Balsas, em setembro de 2017; a abertura do Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo, em parceria com a OPAS/OMS; e a implantação da Planificação da Atenção Primária nos 14 municípios da região. De janeiro a novembro de 2018, a unidade realizou 1.337 partos normais e 1.210 partos cesárea. O hospital garante serviços de assistência ginecológica, obstétrica e neonatal.

Proposto pelo Conass e adotado pelo Governo do Maranhão, a planificação é uma estratégia com o objetivo de transformar os processos de trabalho, dentro dos princípios e diretrizes do SUS.

Referência Hospitalar

O Hospital Regional de Balsas é referência na assistência materna de urgência e emergência obstétrica 24 horas a mães e gestantes para os municípios de Alto Parnaíba, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, Tasso Fragoso e Balsas (sede).