Governo de Goiás lança duas capacitações na área de ciência e pesquisa

Oferecidos em EAD pela Escola de Saúde de Goiás, da SES, cursos são autoinstrucionais, para profissionais de saúde e a comunidade em geral

Com o objetivo de capacitar profissionais da área de saúde e comunidade em geral para o desenvolvimento de pesquisas científicas, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou mais dois cursos autoinstrucionais em sua plataforma de educação a distância (EaD): “Escrita e publicação de artigo científico” e “Pesquisa Epidemiológica 1: estudos observacionais”.

Os cursos foram concebidos à luz das discussões dos diversos entes que compõem o SUS em Goiás, em virtude da necessidade de instrumentalizar os profissionais de saúde sobre temas relacionados à pesquisa científica. As capacitações estão disponíveis no endereço educa.saúde.go.gov.br e fazem parte de um projeto de 17 minicursos autoinstrucionais lançado pela Escola de Saúde de Goiás (ESG), da SES.

O curso “Escrita e publicação de artigo científico” percorre as etapas de construção do artigo científico, do preparo do manuscrito para publicação e o conhecimento sobre fatores de impacto para publicações científicas. A capacitação tem carga horária de 20 horas. Como é o curso é autoinstrucional, cada aluno determinará o tempo que destinará para realiza-lo, tendo como prazo máximo o período de um mês, a contar da data do primeiro acesso ao conteúdo.

Pesquisa epidemiológica

Com um caráter mais específico, o curso de “Pesquisa epidemiológica 1: estudos observacionais tem como objetivo demonstrar aspectos relativos aos desenhos de pesquisa epidemiológica, bem como as etapas da cadeia de formulação de hipóteses e, ainda, ampliar os conhecimentos em relação aos estudos observacionais. O curso também tem carga horária também de 20 horas e é destinado aos profissionais de saúde do SUS e comunidade em geral.

Os certificados serão emitidos pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem aos participantes que atenderem os requisitos detalhados de avaliação. Para mais informações sobre essas e outras capacitações oferecidas pela Escola de Saúde de Goiás, clique no endereço educa.saude.go.gov.br.

Por: Gabriela Dutra/Escola de Saúde de Goiás
Foto: banco de imagens