Governo de Roraima realiza primeira etapa do PlanificaSUS

Ação ocorre após apresentação da nova proposta do SUS pelo Conass em julho deste ano no Estado

A Sesau (Secretaria de Saúde), em parceria com a SBIBAE (Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein), por meio da proposta do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), está dando continuidade às atividades de implantação do projeto PlanificaSUS (Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção primária à Saúde).

Após a fase de apresentação (preparatória) do PlanificaSUS, realizada em Roraima em 15 de julho deste ano pelo Governo do Estado e o Conass, está sendo realizada agora a Etapa I. As oficinas ocorrem durante toda esta semana no Estado, no auditório e 24 salas da Faculdade Estácio Atual, localizada no bairro União.

A oficina do PlanificaSUS ocorre em toda região centro/norte do Estado de Roraima, que compõe os municípios de Boa Vista, Cantá, Bonfim, Normandia, Uiramutã, Pacaraima, Amajari, Mucajaí e Alto Alegre, realizando concomitantemente a Etapa I da Planificação do Sus. A ação segue até esta sexta-feira, dia 23.

“Está sendo uma semana inteira de debates, discussão, produção e de informações que serão úteis para a capital e para os municípios, no seu planejamento e reorganização do sistema de saúde local”, enfatizou Namis Levino, coordenador do PlanificaSUS em Roraima e consultor técnico da Sesau.

O coordenador explica também que essa oficina tem como objetivo treinar os servidores de saúde do Estado, com a importância de conseguir organizar melhor o processo de trabalho entre a atenção primária e a atenção especializada, voltada para a linha de cuidado ao paciente e, assim, poder ofertar um serviço do SUS com mais qualidade.

Para a assessora da SEMSA (Superintendência da Atenção Básica do Município de Boa Vista), Ana Carolina Santos, a iniciativa do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado e dos municípios, no intuito de melhorar a rede de atenção à saúde, é muito importante.

“Acredito que é uma tentativa muito válida, muito proveitosa e que vai dar certo, porque nós vamos construir com os profissionais de saúde a Planificação do SUS em nosso município de Boa Vista e acredito que em todos os municípios do Estado”, frisou Ana Carolina.

De acordo com a secretária de Saúde do Estado, Cecília Lorenzom, a Sesau tem um grupo de técnicos que coordena todas as ações que fazem parte do cronograma de implementação do programa PlanificaSUS em Roraima. “O grupo é composto por oito técnicos da Sesau. Nele está incluído o secretário de Saúde, que preside o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Roraima [Conasems]; a representação da Sesau e, em cada município, existe um representante do PlanificaSUS, com um tutor cada um”, explicou.

Etapas do PlanificaSUS

Na Etapa Preparatória, foi ministrado em sala de aula o Nivelamento Conceitual sobre o que é PlanificaSUS, para que todos os servidores da saúde pudessem compreender o que é a Atenção Primária à Saúde; o que é Rede de Atenção à Saúde; e que modelo é esse que está sendo proposto, para que os servidores da saúde municipais e do Estado possam superar as dificuldades do atual modelo SUS vigente.

Já nesta Primeira Etapa, que ocorre nesta semana (de 19 a 23 de agosto), são trabalhados workshops com o público da Atenção Primária, com os profissionais da Atenção Especializada da Mulher e da Criança, que trazem a linha de cuidado que o Governo do Estado definiu como prioridade neste momento; a Linha de Cuidado Materno Infantil, com outros profissionais dos pontos de atenção da rede, tais como: hospitais, gestões municipais e estadual, com o tema geral que é “Rede de Atenção à Saúde Como um Todo”.

Texto: Angelina Mendonça

Foto: Ascom/Sesau

Ascom Sesau-RR

Governo do Estado de Roraima