Governo do Maranhão está vigilante e prepara rede de serviços contra o novo Coronavírus

O Maranhão coloca em prática ações contra o novo Coronavírus (2019-nCov). O Governo do Estado anunciará, nesta quarta-feira (29), diretrizes do plano de contingência e medidas de resposta, bem como nota técnica com orientações para os profissionais dos serviços de saúde pública e privada.

A elaboração de nota técnica com orientações para os profissionais de saúde envolveu, nesta terça-feira (28), representantes da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças, da Vigilância Sanitária, da Atenção Primária, da Rede de Assistência em Saúde, do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MA), ambos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), infectologistas da rede pública e privada, além de representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do secretário municipal de Saúde São Luís, Lula Fylho, e técnicos da pasta.

“A Vigilância trabalha com antecipação, de modo que nos reunimos com todos os atores envolvidos da rede estadual e do município de São Luís para o enfrentamento do novo Coronavírus. As recomendações da nota técnica foram elaboradas em conjunto com os infectologistas e profissionais da Saúde”, destacou a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Léa Márcia Melo da Costa.

Segundo o Boletim Epidemiológico do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública, o coronavírus foi isolado pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

De acordo com o Ministério da Saúde, foi notificado, até as 17h desta terça-feira (28), outros dois casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. Assim, no total, três casos suspeitos da doença são monitorados pelas autoridades de saúde brasileiras. Os casos estão localizados em Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), além de Belo Horizonte (MG), noticiados na manhã desta terça-feira (28).

O Ministério da Saúde informou que, até 27 de janeiro, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), foram confirmados 2.798 casos do novo Coronavírus (2019-nCov) no mundo. Destes, 2.761 (98,7%) foram notificados pela China, incluindo as regiões administrativas especiais de Hong Kong (8 casos confirmados), Macau (5 casos confirmados) e Taipei (4 casos confirmados). Fora do território Chinês, foram confirmados 37 casos.

Fonte: SES Ascom/MA