Programa Mais Médicos completa 2 anos

Brasília – O presidente do CONASS, secretário de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, João Gabbardo dos Reis, junto com os secretários de Estado da Saúde da Bahia e do Rio Grande do Norte, Fábio Vilas Boas e José Ricardo Lagreca, respectivamente, participou nesta terça-feira (04), da cerimônia de Celebração de 2 anos do Programa Mais Médicos, no Palácio do Planalto, em Brasília. A presidente Dilma Roussef e os ministro da Educação, da Saúde e

O programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e leva serviços para municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, divulgou dados dos 2 anos do programa e destacou a importância da iniciativa para a população brasileira. “Em 2013 nós tínhamos um desafio. Era impossível dar continuidade ao SUS se nós não conseguíssemos garantir o acesso da população ao atendimento básico em saúde. Hoje dois anos depois do seu lançamento, nós temos 18.240 médicos atuando em 4.058 municípios e, pela primeira vez na história do país, temos esses profissionais também em todos os distritos de Saúde Indígena”, comemorou o ministro.

A presidente da República, Dilma Rousseff, observou que o Mais Médicos além de garantir o acesso a Atenção Básica, tem outro efeitos positivos como a melhoria do SUS e a mudança na formação dos médicos.

Dilma também citou a questão das especialidades médicas. “Para completarmos mais um passo na estruturação e consolidação do sistema, nos importa o atendimento de especialistas”, ressaltou.

O Programa

Mais de 60 milhões de pessoas são beneficiadas com o Programa Mais Médicos e a  expectativa é de que, em 2026, o Brasil conte com 2,7 médicos por mil habitantes, o mesmo número do Reino Unido que, depois do Brasil, tem o maior sistema de saúde público de caráter universal do mundo.

Mais informações sobre o Programa Mais Médicos em: www.maismedicos.gov.br

Assessoria de Comunicação do CONASS

(61) 3222-3000

ascom@conass.org.br