Hemoar realiza Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval a partir desta segunda-feira

Ação acontece até a sexta-feira (8) e serão distribuídas camisas para voluntários

O Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) iniciou, nesta segunda-feira (4), mais uma Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval, visando formar um estoque estratégico para o feriadão momesco. Durante a ação, que acontece até a próxima sexta-feira (8), cada doador irá receber um lanche especial e uma camisa, confeccionada especialmente para os voluntários.

Para recepcionar os doadores, a direção do Hemoar ampliou a equipe de captação, que irá atuar até a próxima sexta-feira, das 8h às 18h. O órgão, que atende as maternidades e hospitais públicos e conveniados do Agreste e Sertão alagoanos, está localizado na rua Geraldo Barbosa Lima, no Cetro de Arapiraca.

De acordo com a gerente do Hemoar, Ana Margarida Dantas, o voluntário deve ter boa saúde para doar sangue, no mínimo 50 kg e idade entre 16 e 67 anos. Em se tratando dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal .

O voluntário também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação.

“Investimos na prevenção e, desse modo, realizamos mais uma campanha de doação sanguínea. Para isso, contamos com a colaboração do povo de Arapiraca e dos moradores do Agreste e Sertão, porque sangue é vida e, sem ele, muitas pessoas podem morrer”, enfatiza a gerente do Hemoar, Ana Margarida Dantas.

Foto: Olival Santos

Repórter:Josenildo Torres – Ascom/AL