Hospital de Floriano realiza primeira neurocirurgia do interior do Piauí

Foto: Ascom/PI
Foto: Ascom/PI

O sul do Estado agora também é referência na assistência em neurocirurgia, com atendimento de urgência e emergência, ambulatorial e em procedimento cirúrgico. Desde o último dia 20 de fevereiro, o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, implantou o serviço de neurocirurgia, numa estratégia da Secretaria de Estado da Saúde para descentralizar os serviços, levando esse tipo de assistência para mais perto do usuário.

Com a oferta do serviço, foi possível a realização da primeira neurocirurgia no interior do Estado, pelo Sistema Único de Saúde(SUS).  O paciente, um adolescente de 13 anos, do município de Nazaré do Piauí, passou pelo procedimento de drenagem de hematoma extradural, realizado na madrugada de sábado, 25, com quadro clínico bom, sem necessidade de leito de UTI.

Neste domingo, 26, o secretário Francisco Costa visitou o paciente, acompanhando ainda as novas instalações do Hospital e o novo serviço ofertado. “Foi compromisso do nosso governador Wellington Dias de poder iniciar, antes do carnaval, esse importante serviço. Vários atendimentos já estão sendo feitos, inclusive com a realização do primeiro caso cirúrgico. O paciente está tendo uma boa evolução, com previsão de alta e não precisou de UTI. Um paciente que habitualmente iria para Teresina, lá para o HUT, agora pôde ser submetido esse procedimento aqui, em Floriano, na primeira cirurgia que acontece fora da capital”, afirma Costa.

O secretário explica ainda que o Hospital é dotado “dos equipamentos necessários, com equipe de neurocirurgião com plantão 24 horas. Estamos adequando uma área específica para neurocirurgia, para o atendimento adequado e com total condições de receber qualquer paciente com politrauma”. A aquisição dos equipamentos para implantação do serviço é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho(PT/PI).

Costa reforça que a restruturação da assistência hospitalar em todo Estado segue numa estratégia definida pelo governador Wellington Dias, de poder levar para mais perto dos piauienses uma saúde resolutiva e descentralizada. “E Floriano sai na frente, com a implantação do serviço em neurocirurgia. O volume que nós temos do trauma, de acidente automobilístico, de motocicleta da nossa região, é muito grande. Vamos ter uma estrutura maior, para evitar filas em corredores, essa grande problemática de todo hospital de urgência e emergência”.

O prefeito Joel Rodrigues, que acompanhou a visita, e havia solicitado a implantação do serviço quando era deputado estadual, comemorou os investimentos do governo na região, especialmente na área da saúde. “São grandes investimentos que acontecem na região e no Hospital Regional, como esse importante serviço de neurocirurgia. Podemos acompanhar que o procedimentos estão sendo feitos, evitando desses pacientes irem para Teresina e facilitando a vida das pessoas que estão em Floriano e nos municípios vizinhos”, disse.
Visita às obras

Ainda no Hospital Regional Tibério Nunes, o secretário Francisco Costa visitou as obras em andamento, como a da ambiência obstétrica, a construção do Centro de Parto Normal(CPN) e Casa da Gestante, colocando como meta a entrega para o primeiro semestre de 2017.

“Vamos entregar a ambiência no mês de abril e em maio, inauguraremos o Centro de Parto Normal e a Casa da Gestante, novas estruturaras da saúde, fortalecendo a assistência à mulher e o bebê. E até o final de 2017, com os entendimentos com a prefeitura, implantaremos o Centro de Especialidades Médicas”, anuncia.

Por Graciene Nazareno, com informações de Eugênia Reis