Hugol sedia encontro da Câmara Técnica do Conass

O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol recebeu nessa sexta-feira, 12, a reunião da Câmara Técnica de Comunicação em Saúde do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass, realizada através da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. A reunião foi iniciada com a fala do Assessor Executivo da Associação Goiana de Integralização e Reabilitação – Agir, Dante Garcia, explanando sobre a gestão por Organizações Sociais em Goiás e a gestão corporativa da comunicação da Agir ao administrar as unidades Crer, HDS e Hugol. Em continuidade à temática, o comunicólogo do Hugol, J. Antônio Cirino, debateu sobre Comunicação e Saúde e defendeu o conceito de mídia como agente social de saúde, além de apresentar as ações e os resultados de imagem alcançados pela unidade nesse tempo de funcionamento.

“É necessário frisar o papel crucial dos veículos de comunicação para a promoção da saúde pública, assim como destacado na Carta de Ottawa publicada em 1986, sendo a indústria midiática um dos pólos ideológicos com maior potencial para essa mediação”, explica Cirino, doutorando em Comunicação.

Em seguida, a assessora de comunicação do Idtech/HGG, Iris Bertoncini, demonstrou a trajetória de ações empreendidas na transição de gestão do hospital para o modelo de OS. As Câmaras Técnicas do Conass funcionam como instâncias da educação continuada dos profissionais do SUS, essencialmente estratégicas para o apoio à gestão e para qualificar o debate dos temas da saúde. “Estes grupos subsidiam os secretários de saúde com conhecimento e informação atualizados. Então, essa troca de experiências é essencial para o fomento ao desenvolvimento e ao avanço dos processos de trabalho”, diz Adriane Cruz, responsável pela Câmara Técnica de Comunicação em Saúde do Conass. Um dos diferenciais desse evento foi a realização, no primeiro dia, de uma reunião conjunta de duas Câmaras Técnicas do Conass: Comunicação em Saúde e Informação e Informática em Saúde.

O tema principal do encontro foi o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann, apresentando aos responsáveis pelas áreas de Comunicação e de Tecnologia da Informação das secretarias de saúde dos Estados os sistemas desenvolvidos no Conecta, indicadores de saúde monitorados e como o Centro de Informações da SES trouxe avanços para a gestão da saúde em Goiás, com exibição de cases.

<-Voltar