I Seminário Nacional do Conass e Conasems: O protagonismo do SUS no enfrentamento da pandemia

O impacto da pandemia de Covid-19 nos serviços de saúde e a resposta do SUS serão os principais temas abordados no I Seminário Nacional do Conass e Conasems. O evento, que será realizado de forma virtual, ocorrerá entre os dias 9 e 11 de dezembro, sempre entre 14h30 e 18h.

As experiências bem-sucedidas para garantir o atendimento à população e perspectivas de desenvolvimento de imunizantes também serão assuntos debatidos durante o evento, que vai contar com a participação de representantes de institutos de pesquisa, secretarias de saúde municipais e estaduais, pesquisadores e profissionais de saúde.

O primeiro dia do encontro (09/12) será dedicado às discussões sobre aspectos epidemiológicos da Covid-19 e os esforços para o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz. No segundo dia (10/12), o tema será o impacto do Guia Orientador para Enfrentamento da Pandemia nas Redes de Atenção à Saúde, documento fruto de parceria entre Conass e Conasems que reúne portarias, decretos e normas editadas pelo Ministério da Saúde para nortear o atendimento, a sistematização de procedimentos essenciais de pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19.

Já no último dia do evento (11/12), será dedicado às discussões sobre a Planificação de Atenção à Saúde no País: como a iniciativa capitaneada pelo Conass, tendo o Einstein como parceiro, se adaptaram aos tempos de Covid-19 e, sobretudo, como a estratégia de planificação auxiliou no enfrentamento da pandemia.

O evento é voltado, principalmente, para profissionais de saúde e gestores do SUS.

As inscrições podem ser feitas no endereço: https://formulario.conasems.org.br/1seminario/.

Após a inscrição será enviado ao e-mail cadastrado um link da plataforma Zoom, para acesso às transmissões.

Programação preliminar:

09/12 – 14h30 às 17h

1º Painel – O desafio do Brasil no enfrentamento da pandemia  e Perspectivas atuais das vacinas contra o Coronavírus para a população brasileira

10/12 – 14h30 às 17h

2º Painel – Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia nas Redes de Atenção à Saúde / Apresentação de Experiências Exitosas

11/12 – 14h30 às 17h

3º Painel – Planificação da Atenção à Saúde / Apresentação de Experiências Exitosas