Iecac comemora Dia de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial com evento gratuito

SES/RJ

No Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, comemorado nesta sexta, 26 de abril, o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac) promove um evento gratuito na Cobal do Humaitá para avaliar a saúde da população.

Durante toda a manhã, estarão presentes médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos, além de terapeuta ocupacional, professor de educação física e fisioterapeutas da unidade verificando, gratuitamente, a pressão arterial, as taxas de colesterol e de glicose, o peso e a circunferência abdominal de quem passar pelo espaço.

Este é o terceiro ano que o instituto promove o evento, que também vai oferecer orientações sobre alimentação, prática de atividades físicas e as medidas preventivas sobre hipertensão e a saúde do coração de forma geral.

A hipertensão é um grave problema de saúde pública e pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira. Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde, a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6% para 23,3%, em 2013.

SERVIÇO:

ENDEREÇO: Pátio da Cobal do Humaitá (Rua Humaitá, 109)

QUANDO: 26 de abril

HORÁRIO: das 9h às 12h