IHMT organiza conferência sobre inovação na força de trabalho em saúde

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-NOVA), com o apoio da NOVA Saúde e da Fundação Friedrich Ebert, organiza a conferência “Workforce innovations for better performing health systems in Europe”, que se realiza a 3 e 4 de maio, na Aula Magna do IHMT-NOVA.

Os sistemas de saúde europeus enfrentam um contexto de mudança. O envelhecimento demográfico tem sido acompanhado por uma maior prevalência de doenças não transmissíveis, de doenças crónicas e pela multi-morbilidade. As novas tecnologias  oferecem outras ferramentas aos profissionais e influenciam a execução das tarefas, alterando a forma como os serviços são prestados.

Os utentes são cada vez mais informados e procuram saber como os seus problemas são geridos.  Estes e outros fatores estão a criar a necessidade de uma transformação na força de trabalho em saúde. A divisão de tarefas entre os vários profissionais e a forma como estes interagem carecem de adaptação. Novas competências e, por sua vez, novas estratégias de educação são também necessárias, assim como a melhoria das condições de trabalho. Em suma, sem alterações na organização da força de trabalho não será possível responder às necessidades assistenciais do presente e do futuro.

Muitos países já estão a implementar transformações na gestão dos recursos humanos para tornar os sistemas de saúde mais eficientes e sustentáveis. Há muito a aprender com as suas experiências inovadoras de governação, planeamento, educação, skills-mix, regulação e gestão.

Esta conferência é uma oportunidade para apresentar e discutir evidências sobre a inovação que possa tornar a força de trabalho em saúde mais apta no contexto da Europa e ter impacto positivo na disponibilidade, acessibilidade, aceitabilidade e qualidade dos serviços de saúde.

Horário: 

3 de maio – 12h00 – 19h00

4 de maio – 09h00 – 13h30

Destinatários:

Decisores políticos dos setores da saúde, educação, trabalho e finanças, gestores, representantes de associações de profissionais e de estudantes, sindicatos e  investigadores da área da saúde.

Idioma:
Inglês (com tradução simultânea para português).

Consultar Programa

Entrada livre, mas sujeita a inscrição. As inscrições estão limitadas à capacidade da sala.

A emissão de certificado de participação tem um valor de 10€.

As sessões estão acessíveis, através de streaming (em português e inglês), para participantes fora de Portugal (inscrição obrigatória).