IMS-UERJ abre inscrições para curso de Especialização em Integralidade

O Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS-UERJ) iniciou no dia 6 de junho as inscrições para o curso de Especialização em Integralidade, Direito e Monitoramento em Saúde. Serão oferecidas, ao todo, 35 vagas e as aulas terão início no segundo semestre de 2013, acontecendo quinzenalmente na instituição, às sextas-feiras e aos sábados.

As inscrições prosseguem até 1º de julho e podem ser feitas diretamente na Secretaria Acadêmica do IMS-UERJ ou pelo site: www.ims.uerj.br. Para se candidatar, os interessados devem ter diploma de graduação plena nas áreas de saúde, educação, ciências humanas e sociais, emitido por Instituição de Ensino Superior oficial ou reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação, e pagar uma taxa de inscrição no valor de de R$ 50,00 (cinquenta reais).

O processo seletivo contará com as seguintes etapas obrigatórias e eliminatórias: análise do histórico completo, análise do curriculum vitae atualizado, prova escrita e entrevista.

O objetivo do curso é oferecer subsídios teóricos e práticos para a compreensão crítica e reflexiva sobre a Integralidade como eixo estruturante das políticas públicas em saúde. Além disso, o curso se propõe ainda a discutir a efetivação do direito à saúde como uma questão de cidadania, com metodologias avaliativas centradas no usuário.

Desejo antigo da coordenadora do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis/IMS-UERJ), Roseni Pinheiro, que há tempos cultiva a ideia de construção de um curso lato sensu na área, a Especialização se insere na Linha de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do IMS-UERJ, registrada na CAPES, com nível 6.

Roseni Pinheiro coordena o curso de Especialização, que conta em seu quadro docente com os professores e pesquisadores Madel T. Luz (UFF e UFRGS) , Aluisio Gomes da Silva Junior (ISC-UFF), Felipe Asensi (FGV-RJ), Lilian Koifman (ISC-UFF), Kenneth Rochel Camargo Jr (IMS-UERJ), Cesar Favoreto (FCM-UERJ), Bethania Assy (UERJ), Francisco Ortega (IMS-UERJ), Luciana Dias de Lima (Fiocruz) e Rosangela Caetano (IMS-UERJ).

Confira o edital completo do curso de Especialização em Integralidade, Direito e Monitoramento em Saúde: http://www.ims.uerj.br/downloads/informativo/editalespecializacaointegralidade20132.pdf

<-Voltar