Imunização contra gripe termina na próxima semana

Governo de Goiás ressalta importância de pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram procurarem uma sala de vacina nos 246 municípios goianos, até dia 30

Crianças de 6 meses a 5 anos de vida, gestantes, trabalha​dores em saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), idosos, adultos de 55 a 59 anos, pessoas com deficiência, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais, membros das forças de segurança, caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo, funcionários do sistema prisional, privados de liberdade, indígenas e professores que ainda não se vacinaram contra o vírus influenza podem procurar as salas de vacinação nos 246 municípios goianos até terça-feira, 30.O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), ressalta a importância da imunização dessas pessoas, fundamental para que não sejam acometidas pela gripe, causada pelos vírus da Influenza. A vacina contra a gripe não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização de segunda-feira, 22, mostram que a cobertura vacinal entre crianças está em menos de 53%; entre as puérperas, menos de 79%; entre as gestantes está em 74,36%. Nos adultos aptos a se vacinarem, apenas 63% procuraram a vacina. A meta definida pela SES-GO é para que pelo menos 90% do público-alvo sejam imunizados, ou seja, 2.186.183 goianos.Já entre os trabalhadores em saúde, indígenas e idosos, a meta já foi atingida, mas pessoas desses grupos que ainda não foram vacinadas podem procurar uma sala de vacina para se imunizar, ressalta a Gerente de Imunização da SES-GO, Joice Dorneles. “Estamos trabalhando junto com as Secretarias Municipais de Saúde, e medidas foram adotadas para evitar aglomerações nos locais de vacinação, como o distanciamento nas filas, exigência da utilização de máscaras pelos profissionais de saúde e pelas pessoas e também a vacinação em espaços amplos sempre que possível”, esclarece.

Doses em Goiás
Desde o início da campanha, em 23 de março, a SES-GO repassou mais de 2,4 milhões de doses para os 246 municípios goianos. Segundo Joice Dorneles, a quantidade é suficiente para imunizar 90% de todas as pessoas dos grupos de risco. “Pretendemos vacinar pelo menos 2 milhões 186 mil pessoas, e temos até a próxima terça-feira para atingir essa meta”, reforça.

Ao irem ao posto, além da identidade (RG) e cartão de vacinação, os integrantes dos grupos prioritários devem apresentar outros documentos. As puérperas devem apresentar atestado que comprove a sua condição, como a certidão de nascimento do filho ou o cartão de gestante. Já os professores, trabalhadores da saúde, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e profissionais das forças de segurança e salvamento devem apresentar documento que comprove vínculo ou categoria profissional, como o contracheque ou o crachá. Para as pessoas que vivem com doenças crônicas, é necessário apresentar uma prescrição ou relatório médico.

Foto: Britto/Comunicação Setorial da SES-GO