RR ganhará Casa de Apoio

Durante a sexta reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) será pactuado o Plano de Trabalho da Casa de Apoio para pessoas vivendo com HIV/Aids. O encontro está agendado para quarta-feira (11), às 15 horas, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde Roraima (Sesau). A reunião contará com a participação de gestores estaduais e dos municípios.
Com a pactuação, o documento será enviado ao Ministério da Saúde (MS) para o cadastro. De acordo com a gerente do Núcleo de DST/HIV/Aids,

Laura Ferreira, o espaço foi cedido pela Diocese. A Casa de Apoio funcionará na Associação de Luta pela Vida, no São Vicente. Será investido, inicialmente, R$ 105.787,35 na aquisição de equipamentos, para mobiliar o local. Para isso, o Estado aguarda o projeto da ONG Diverrsidade, responsável pela elaboração do projeto de aquisição das mobílias.

O Governo Federal fará repasse financeiro de forma regular para manutenção da Casa. O recurso deverá ser destinado para a manutenção do local, como compra de alimentos e pagamento de pessoal. Na Casa de Apoio, serão acolhidos, temporariamente, pacientes portadores do vírus HIV vindos do interior que precisam utilizar os serviços de saúde da capital.

Assim, a Casa dará suporte a adultos, crianças e adolescentes assintomáticos do HIV que necessitam de abrigo de curta duração, inclusive, nos finais de semana, disponibilizando pernoite, alimentação e atividades de cuidados com a saúde. Além de funcionários próprios e voluntários em período integral.

Durante a estadia, os pacientes terão de receber estímulo ao processo de adesão ao tratamento e cuidados pessoais. Além da promoção de atividades culturais, educacionais e profissionalizantes. O Estado prestará apoio técnico e fará ainda o monitoramento dos serviços realizados na Casa de Apoio. Segundo Laura, após aprovação e cadastro em CIB, será elaborado um regimento interno sobre as regras que serão estabelecidas, no qual, deverá ser respeitado o sigilo e a dignidade das pessoas que vivem com HIV/Aids.

Rebeca Alencar/Sesau
ASCOM SESAU
(95) 2121-0507
www.saude.rr.gov.br

Foto: Ascom/Sesau