Informação em Saúde: importância e desafios no enfrentamento da pandemia

Por Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

O Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) inicia a partir desta sexta-feira, 19/6, uma série de seminários online, buscando oferecer palestras e debates em torno dos temas de atuação do instituto, seus programas de pesquisa e ensino, e assuntos relacionados às questões de saúde atuais, em especial da pandemia de Covid-19.

O primeiro seminário online do Centro de Estudos aborda o tema Informação em Saúde: importância e desafios no enfrentamento da pandemia, e será transmitido no canal do Youtube da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.

Segundo os organizadores, a proposta é debater o acesso e a produção de informações no âmbito da compreensão da disseminação temporal e espacial da pandemia, além do seu enfrentamento. A programação inclui diferentes perspectivas sobre a questão, como as experiências do MonitoraCovid (LIS/Icict) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como exemplos da disponibilização de informações por instituições públicas produtoras e disseminadoras de informações, e de iniciativas locais de geração e disseminação de informações, como iniciativas de territórios como o do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

Os debatedores convidados são Maurício Silva (DGC/IBGE), Amanda Mendonça (Frente de Mobilização da Maré) e Diego Xavier (Icict/Fiocruz). A mediação da atividade fica por conta de Ricardo Dantas, coordenador do Centro de Estudos do Icict.

O seminário será transmitido nesta sexta-feira, 19/6, às 15h, pelo canal youtube.com/videosaudefio.


Arte: Vera Lucia Fernandes de Pinho – Ascom/Icict/Fiocruz