Inscrições abertas para a 2ª edição do Premio Victor Valla de Educação Popular em Saúde

banner-testeira-pagina-premiovv

 

Serão premiados trabalhos nas categorias ‘produções audiovisuais e musicais’, ‘narrativas e relatos’, ‘pesquisas e sistematizações’ e ‘textos artísticos’

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Premio Victor Valla de Educação Popular em Saúde. Organizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e os Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde (CONASS) e de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), o prêmio visa a fomentar e reconhecer iniciativas de Educação Popular em Saúde voltadas ao enfrentamento dos determinantes sociais da saúde e que articulem os saberes e práticas populares com as ações e políticas públicas de saúde. As iniciativas devem ser inéditas, de caráter público e sem fins lucrativos. As inscrições gratuitas podem ser feitas até 30 de junho, pela internet no site.

Podem concorrer ao prêmio iniciativas executadas em âmbito local, regional ou nacional realizadas por integrantes ou movimentos sociais e populares, conselheiros de saúde, gestores, trabalhadores, estudantes, educadores, pesquisadores e outros atores que desenvolvam ações na área de educação popular. Serão premiados trabalhos nas categorias ‘produções audiovisuais e musicais’, ‘narrativas e relatos’, ‘pesquisas e sistematizações’ e ‘textos artísticos’.

Serão premiados 10 trabalhos selecionados de cada categoria. Os trabalhos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares receberão premiação em dinheiro e os demais menções honrosas. Cada participante poderá ter no máximo dois trabalhos premiados, sendo apenas um como autor principal.

Mais informações sobre os prazos, critérios de inscrição, submissão de trabalhos e seleção podem ser acessadas no edital do prêmio ou pelo www.saude.gov.br/premiovictorvalla .

SOBRE O PRÊMIO – Criado em 2010, o Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde é uma iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), fruto do diálogo com os diversos coletivos e movimentos sociais e populares que atuam na educação popular.

Incluído entre as ações prioritárias da Politica Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS), o prêmio tem por finalidade apoiar e contribuir com o fortalecimento dos grupos, coletivos, movimentos populares e acadêmicos, assim como dos serviços de saúde, que desenvolvem ações de Educação Popular em Saúde, de forma democrática e dialógica.

O prêmio é uma homenagem ao professor Victor Vincent Valla (1937-2009) que, em sua trajetória de militância e produção acadêmica, contribuiu com reflexões sobre os modos de viver e produzir saberes populares e suas relações com a saúde. Educador e pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), contribuiu com a formação de gerações de sanitaristas e enriqueceu o campo da saúde pública com o conceito e as experiências em educação popular.

 

Assista aqui o vídeo de lançamento do 2º Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde.