Inscrições abertas para Curso à Distância sobre Saúde da População LGBT

Estão abertas no site da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) até 10 de setembro as inscrições gratuitas para o curso online sobre a ‘Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT)’.

O módulo em educação à distância é uma realização do Ministério da Saúde (MS), em parceria com a UNA-SUS, e está voltado a profissionais de saúde do SUS, especialmente os que atuam na Atenção Básica, mas também está aberto a qualquer pessoa interessada no tema, incluindo gestores, conselheiros de saúde e lideranças e ativistas LGBT. Ele integra ainda os materiais educacionais do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e está aberto também aos profissionais do Programa Mais Médicos.

“O módulo é parte das estratégias de formação para Política de Saúde Integral LGBT e foi construído a partir do marco fundamental desta política que é a cidadania. Por isso, ultrapassa os limites de pensar a assistência e o cuidado, trazendo uma reflexão sobre acolhimento, humanização e respeito. Ele tem a tarefa de sensibilizar profissionais do SUS a dizer não ao preconceito e à discriminação dentro do SUS”, sintetizou a secretária substituta de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Kátia Souto.

A capacitação é autoinstrucional e interativa, com vídeos e infográficos que propiciam momentos de reflexão, além de sugestões de estudos complementares relacionados à temática. As atividades são baseadas em situações cotidianas enfrentadas pela população LGBT nos serviços de saúde e em vivências clínicas, que aproximam o aluno da realidade e ajudam na verificação de processo aprendizagem.

O curso tem carga horária de 45 horas e deverá ser concluído até 12 de outubro de 2015. Serão certificados todos os que concluírem as atividades com o mínimo de 70% de acertos na avaliação somatória do curso. “Colocar as universidades, que são financiadas com recursos públicos, a serviço de políticas de equidade em saúde é uma estratégia que estamos perseguindo e que consideramos efetiva”, frisou o secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos.

CONSTRUÇÃO COLETIVA
– O curso foi desenvolvido de forma intersetorial e participativa, a partir de uma parceria entre a SGEP, SGETS e a UERJ, que integra a Rede de 32 Instituições Ensino Superior da UNA-SUS, além da colaboração do Comitê Técnico de Saúde LGBT.

“Para nós, da sociedade civil, é muito importante vermos o resultado desse trabalho porque somos nós que reivindicamos essa política do governo. Esse é o nosso papel, de fazer controle social, de cobrar e também de propor e apontar as necessidades de saúde de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”, frisou Fernanda Benvenutty, conselheira nacional de saúde pelo segmento LGBT.

MAIS IMAGENS: https://www.flickr.com/photos/sgep/sets/72157652282970149
Fotos: Karina Zambrana

PÁGINA DO CURSO NA UNA-SUS: http://www.unasus.gov.br/politica-de-saude-lgbt