IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica e Saúde da Família será realizada em março

O Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde (DAB/SAS/MS), promove, entre os dias 12 e 15 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, a IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, o maior evento da Atenção Básica no Brasil.

Em sua quarta edição, o evento reunirá cerca de 10 mil pessoas de todas as regiões do país, com o objetivo de valorizar experiências cotidianas e estimular o protagonismo local de milhares de trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, 4.351 relatos foram enviados de todas as regiões do país, para serem apresentados nos espaços destinados à amostragem de experiências. Destes, cem serão premiados no fim da Mostra.

O evento será palco de um intercâmbio inovador e artístico de experiências, estimulando o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil, e, por meio de uma linguagem livre e criativa, vem contribuir para a reflexão e constante melhoria das práticas de cuidado nas Unidades Básicas de Saúde do SUS. Para isso, providenciamos para a Mostra espaços inovadores de intercâmbio e de conhecimento, na expectativa de contribuir com a reflexão e constante melhoria nos serviços que constituem a Atenção Básica no país.

O evento se concentra em abrir a cortina e dar voz a estes trabalhadores que lá apresentarão suas experiências, mas de forma criativa. Apostamos que a produção de conhecimento pode se dar por outros caminhos para além do tradicional método científico. Estas narrativas possuem lugar estabelecido e contribuem enormemente com a reflexão sobre as práticas de saúde, mas nossa proposta é a de incentivar abordagens mais lúdicas e leves, misturar os conceitos de saúde e cultura, tornando o encontro um evento mais que especial.

Programação: A Mostra será dividida em três espaços de apresentação: Cirandas de Experiências, Dedos de Prosas e Pontos de Encontro. Nas Cirandas, serão 900 apresentações, com 20 minutos cada, durante os três dias de evento, de manhã e à tarde. Nos Dedos de Prosas, serão apresentados 480 relatos, de 10 minutos, das 17h30 às 19h30. Os Pontos serão espaços destinados à apresentação de relatos, mas também àqueles que quiserem chegar e se amostrar, proseando sobre o que viu e tem visto na IV Mostra, ou sobre sua própria experiência.

Credenciamento: Os participantes terão credenciamento iniciado no dia 12, a partir das 9h. A programação será composta de mesas; mini cursos; oficinas; os espaços de apresentações de relatos já citados, tendas Paulo Freire e Escola; Laboratório de inovações; Cine debate; Polo Academia da Saúde; programação cultural, entre outros.

Cerimônia de abertura: acontecerá às 19h do dia 12 de março e contará com a presença de trabalhadores, participantes, convidados e gestores, entre eles, o Ministro da Saúde.

Links para visitar:

Site: http://mostrasaude.net/ Facebook: https://www.facebook.com/comunidadedepraticas?ref=hl
Infraestrutura: http://mostrasaude.net/infraestrutura-e-logistica
Princípios: http://mostrasaude.net/principios
Proposta para os trabalhadores: http://mostrasaude.net/hotsite-noticia/como-voce-conta-o-que-voce-faz

Assessoria de Imprensa
Priscilla Leonel/Virgínia Leão/Eva Patrícia
E-mail: comunicacaoamostrada@atencaobasica.org.br Telefone: 61 93009669