Lançado o 11º Abrascão, que vai acontecer na cidade de Goiânia em 2015

‘Saúde, desenvolvimento e democracia: o desafio do SUS universal’ é o tema do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Site do principal congresso da Abrasco já está no ar

Já está funcionando o site do 11º Abrascão www.saudecoletiva.org.br , a logomarca do congresso foi criada pelo artista goiano Daniel Cortizo. A imagem estiliza a flor e o fruto do pequi com cores fortes e alegres e foi apresentada na Reunião Preparatória que aconteceu, na quarta-feira, 1º de outubro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, foram definidos os temas para os quatro grandes debates do congresso, assim como prazos importantes para a organização do evento e, ainda, as regras para submissão de resumos de trabalhos.

Os últimos acertos para colocar o site do 11º Abrascão no ar, também foram feitos durante a reunião que contou com a participação do presidente da Abrasco, Luis Eugenio Souza, além do vice-presidente Nilson do Rosário, do secretário executivo Carlos Silva, do secretário executivo adjunto Thiago Barreto, do presidente do 11º Abrascão Elias Rassi Neto e de representantes de Comissões e GT’s da Abrasco: Marisa Palácios (GT Bioética), Ary Miranda (GT Saúde e Ambiente), Inês Rugani (GT Alimentação e Nutrição), Veruska Prado (GT Promoção da Saúde), Daniela Araújo (GT Vigilância Sanitária), Carlos Coimbra (GT Saúde Indígena), Madel Luz (GT Racionalidades médicas), Paulo Amarante (GT Saúde Mental), José Inácio Motta (GT Trabalho e Educação na Saúde), Maria Helena Mendonça (Comissão de Ciências Sociais), Simone Monteiro (GT Gênero e Saúde).

Durante a reunião, Luis Eugenio Souza reforçou que este será um Abrascão com novos nomes no governo e ainda será realizado durante a elaboração do novo Plano Plurianual (2016-2019) do Governo Federal “Depois das manifestações de 2013, a Saúde entrou na pauta dos cidadãos, e por isso esse congresso terá a oportunidade e a responsabilidade de fornecer subsídios para a agenda do próximo plano plurianual. O Abrascão terá então uma dupla missão: ser um espaço de acolhimento do conjunto de pesquisadores, estudantes, professores, que estão produzindo conhecimento, abrindo de fato um espaço para que todos os grupos e linhas de pesquisa se encontrem, troquem experiências e cumpram o papel científico que não é apenas disseminar conhecimento. A segunda missão é indicar prioridades do ponto de vista da ação política, de ter a capacidade de sintetizar uma orientação para ação entre todos os abrasquianos que ocupem lugares de intervenção, para orientar a política pública no nosso país”, avalia Luis Eugenio.

Novidades

O 11º Abrascão não terá uma empresa organizadora, como tradicionalmente acontece, o secretário executivo da Abrasco, Carlos Silva, explicou na reunião que, com o apoio de uma consultoria, a Abrasco está implantando um setor de eventos como responsável pela organização do congresso. Os temas para envio de resumos ficaram definidos após rico debate sobre a conjuntura do país, temas como a epidemia do ebola, aborto, múltiplos consumos de drogas, a relação dos profissionais de medicina com o SUS, agrotóxicos e transgênicos, devem compor o temário de sessões do 11º Abrascão.

À luz do tema “Saúde, Desenvolvimento e Democracia: o desafio do SUS universal”, a programação científica está sendo construída com as propostas dos Comissões, GTs e Fóruns. O congresso vai acontecer no campus da Universidade Federal de Goiás, de 27 de julho a 1º de agosto. O primeiro dia terá Oficinas, Cursos e Reuniões, desde 09h até o fim da tarde. A solenidade de abertura acontecerá no fim da tarde do dia 28, com atração cultural fechando a terça-feira. Neste Abrascão, a conferência de abertura vai abrir o terceiro dia do evento, logo às 09h do dia 29, quarta-feira. Os quatro grandes debates já estão com temas definidos: dia 29 ‘Saúde da população Brasileira’; dia 30, na parte da manhã ‘Saúde, Desenvolvimento e Democracia’; dia 30, à tarde ‘Estado Democrático e Gestão Pública da Saúde’; e dia 31 ‘O desafio do SUS universal: rumo a 15ª Conferência Nacional de Saúde’.

As Comissões, os Grupos Temáticos e os Fóruns da Abrasco poderão encaminhar propostas de atividades autofinanciadas (mesas redondas, palestras, cursos, oficinas e reuniões). A submissão será por meio da internet, via formulário eletrônico. As propostas deverão ser encaminhadas até o dia 24 de novembro de 2014. Elas serão analisadas na próxima reunião da Comissão Científica, agendada para os dias 1 e 2 de dezembro de 2014, em Goiânia.

Curta a fanpage Abrasco Divulga e acompanhe as novidades do evento


Fonte: Abrasco