Mais de 55 mil estudantes vacinadas contra o HPV no DF

Hugo Mendes – SES/DF

O último balanço da vacinação contra o papiloma vírus (HPV), divulgado nessa quinta-feira (02), pela Secretaria de Saúde do DF mostra que 85% das estudantes nascidas entre 2000 e 2002 foram vacinadas e faltam menos de 4 mil para atingir a meta inicial.

“Aquelas que não foram vacinadas neste primeiro momento foi por terem faltado no dia da vacinação nas escolas ou por não terem sido autorizadas pelos pais, o que mostra que a cobertura foi eficiente”, informou a gerente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria de Saúde, Cristina Segatto.

Como a primeira dose será aplicada até domingo (05), as meninas que faltaram no dia da vacinação (e que fazem parte do grupo-alvo), devem procurar a direção da escola, que as encaminhará a um centro de saúde mais próximo onde serão imunizadas.

Aos pais que não autorizaram a vacinação das filhas, fica o alerta sobre a importância da prevenção contra o HPV e os riscos que ele oferece à saúde.
“Essa vacina protege principalmente contra o câncer de colo do útero, uma doença grave, que somente em 2012 foi responsável pela morte de 90 mulheres no DF”, ressalta Cristina Segatto.

Para garantir a efetividade da vacina é necessária a aplicação de três doses, com intervalo de 60 e 180 dias após a primeira. A segunda dose será aplicada de 3 a 28 de junho e a terceira de 30 de setembro a 1º de novembro.