Manifesto das Entidades Odontológicas é entregue ao CONASS

Nmanifesto_seo mês de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu representantes  das entidades odontológicas do Estado que pediram apoio junto ao Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) em relação ao manifesto das entidades contrário à possível extinção do Cargo de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e o enfraquecimento do Programa Brasil Sorridente.

Apesar do Ministério da Saúde não ter concretizado a extinção do cargo, a SES Sergipe manteve o compromisso de alertar o Conass, entregando o Ofício junto com o Manifesto das Entidades.

“Além do Manifesto, aproveitamos a oportunidade para solicitar ao Conass que a pauta do fortalecimento da Saúde Bucal Nacional fosse colocada como prioridade nas suas diversas Câmaras Técnicas de discussão junto ao Ministério da Saúde”, afirmou Conceição Mendonça, secretária de Estado da Saúde.

Para João Lima Júnior, diretor de Atenção Integral à Saúde da SES, que, a pedido da secretária, fez a entrega do Ofício ao secretário Executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, o Manifesto das Entidades Odontológicas e da reivindicação da Gestão da SES para que a pauta do fortalecimento da Saúde Bucal Nacional fosse colocada na ordem do dia do Colegiado, abrem as portas para que possamos avançar com o debate das diversas propostas já pautadas em todos os Estados.

“A Saúde Bucal tem atuação transversal nos três níveis de Atenção à Saúde, seja na Atenção Primária com a Estratégia de Saúde Bucal, na Atenção Secundária com a Política dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e também na Atenção Terciária com a Odontologia Hospitalar. O fomento dessa discussão em Rede de Atenção à Saúde para a Saúde Bucal é essencial para o seu fortalecimento e sua contribuição para o fortalecimento do SUS. Foram baseados nesses três pilares de discussão que a SES Sergipe se posicionou junto ao Conass”, destacou João Lima Júnior.

Fonte: SES/SE