Saúde realizará contratação de médicos temporários

Foto:Matheus Oliveira/Saúde-DF
Foto:Matheus Oliveira/Saúde-DF

Portaria que autoriza a seleção foi publicada nesta sexta-feira (11)

BRASÍLIA (11/11/16) – A Secretaria de Saúde do Distrito Federal lançará, a partir da próxima semana, um processo seletivo simplificado para contratação temporária de médicos. A seleção foi autorizada pela portaria de número 439, publicada nesta sexta-feira (11), no Diário Oficial do Distrito Federal. Estão previstas 107 vagas para pediatras, 106 para terapeutas intensivos de adulto e 124 para neonatologistas.

Interessados devem ficar atentos ao site da Secretaria de Saúde. De acordo com o gerente de Planejamento, Seleção e Provimento da pasta, Alyson Cavalcante, os profissionais terão carga de 20 horas semanais e serão distribuídos entre todas as regiões de saúde, de acordo com a necessidade de cada uma. A validade será de 12 meses, sendo improrrogável.

“Nesse período de um ano, estaremos concluindo um concurso destinado a profissionais efetivos. Então, os servidores que serão nomeados irão substituir os contratos temporários”, explicou.

A promoção da seleção só foi possível após a pasta conseguir autorização do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e, posteriormente, da Câmara de Governança Orçamentária, Financeira e Corporativa do Distrito Federal.

“Nós recebemos a orientação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios de não realizar contratação temporária, apenas concurso para efetivos, mas a demanda desses profissionais na rede pública é muito grande e não podemos esperar. Enquanto levamos aproximadamente um ano para realizar uma contratação de servidores, a seleção de temporários não chega a metade desse tempo”, disse Alyson.

BALANÇO – Em 2015 e 2016, a Secretaria de Saúde já realizou 1.573 nomeações de médicos. Somando às demais categorias, a pasta já realizou mais de 3,8 chamamentos.

Por: Ailane Silva, Agência Saúde