Meta de vacinar 80% do público alvo foi atingida

Mais de 24.12 milhões de pessoas se protegeram contra a gripe. As gestantes podem se vacinar até final de agosto

O Ministério da Saúde contabilizou, na tarde desta terça-feira (12), mais de 24,12 milhões de pessoas vacinadas contra a gripe. O número representa 80,04% do grupo prioritário, formado por idosos, crianças, gestantes, profissionais de saúde e populações indígenas. Os dados mostram que 18 estados e o Distrito Federal atingiram a meta de proteger 80% da população alvo. O registro dos dados da campanha será feito até o dia 15 deste mês.

Cada município tem autonomia para avaliar a cobertura alcançada dos grupos alvo da campanha, na sua área de abrangência, e determinar se deve seguir ofertando as doses da vacina contra a gripe. Não há prorrogação em nível nacional, mas, caso a cobertura tenha ficado abaixo da meta, o Ministério da Saúde orienta que a vacina continue sendo aplicada.

A maior adesão foi entre os trabalhadores de saúde. A cobertura vacinal atingiu a taxa de 99,69%, o que representa mais de 2,4 milhões de profissionais vacinados. As crianças respondem pela segunda maior adesão à campanha de vacinação, com o cumprimento de 86,83% da população alvo, o que representa mais de 3,7 milhões de pessoas.

Na sequência, 16 milhões de idosos tomaram a vacina, ou seja, 77,79% da população alvo. A população indígena, que é vacinada nas próprias aldeias, atingiu 77,1% com 452,4 mil doses aplicadas.

Gestantes – Já entre as gestantes, o índice de adesão está em 71,4%, com 1,5 milhões de doses aplicadas. As futuras mães poderão procurar um posto de saúde para tomar a vacina até final de agosto. Este público foi o mais suscetível ao vírus da gripe durante a pandemia de 2009. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, é importante que todas as pessoas dos grupos prioritários, especialmente as grávidas, tomem a vacina para se proteger no período de maior transmissão do vírus, que começa com a chegada do inverno.

A região Centro- Oeste conseguiu a maior adesão da população. Foram vacinadas mais de 1,7 milhões de pessoas, atingindo a cobertura de 85,31% da sua população alvo. A região Sul está em segundo lugar. Foram vacinadas 3,74 milhões de pessoas, representando 83,36% de cobertura. Já na região Norte mais de 1,8 milhões de pessoas foram vacinadas, correspondente a 81,62% do total. A região Nordeste vacinou 6,59 milhões de pessoas, o que representa 80,79% do total.

A região Sudeste atingiu o percentual de cobertura de 77,30%, ou seja, 10,2 milhões de pessoas se protegeram contra a gripe.

Importância – A vacina proporciona impacto direto na diminuição dos casos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias, além de contribuir para a redução das internações hospitalares e da mortalidade. A vacina é segura e protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul no ano anterior, entre eles o da influenza A (H1N1).

Abaixo, tabela com a cobertura vacinal por estados da federação

Fonte: Amanda Costa / Agência Saúde

<-Voltar