Aberta a consulta pública sobre o novo guia alimentar

 

Publicação indica como todos os brasileiros podem ter uma alimentação saudável consumindo alimentos e preparações culinárias e limitando produtos prontos para consumo.


O Ministério da Saúde abriu consulta pública nesta segunda-feira (10) para receber comentários e sugestões que aprimorem o novo Guia Alimentar para a População Brasileira.  O documento em consulta revisa guia anterior publicado em 2006. O novo guia traz orientações e recomendações que facilitarão a prevenção tanto da desnutrição, em forte declínio no país, quanto de doenças em ascensão, como a obesidade, diabetes e outras doenças crônicas relacionadas à alimentação.

As contribuições podem ser enviados até o dia 07 de maio de 2014 por meio do portal do ministério (www.saude.gov.br/consultapublica).

O Guia Alimentar para a população brasileira é um instrumento estratégico de educação alimentar e nutricional para o Sistema Único de Saúde e outros setores e tem como objetivo maximizar a saúde por meio do desenvolvimento de habilidades pessoais em alimentação e nutrição, propiciando o diálogo entre população e profissionais. Com o intuito de garantir transparência e ampla participação social no processo de revisão, a nova versão do Guia Alimentar está disponível para consulta pública.

O processo de revisão foi coordenado pela Coordenação -Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo e com apoio da Organização PanAmericana de Saúde Pública.

Contamos com sua participação e apoio na divulgação da consulta pública!

Leia a reportagem no site do MS:

<-Voltar