Ministério da Saúde disponibiliza painel de monitoramento de indicadores da Atenção Primária

A Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde (SAPS/MS) disponibilizou painel para monitoramento dos indicadores relacionados ao novo método de financiamento federal para atenção básica.

Tais indicadores foram publicados na Portaria nº 3.222/2019 e servirão como parâmetro para o pagamento mediante o desempenho das equipes da atenção básica (ESF e EAP) a partir da competência setembro de 2020. É de suma importância que os municípios possam monitorar o alcance das metas no referido painel.

Também foram disponibilizadas a ficha de qualificação dos indicadores (preliminar), bem como manuais de preenchimento das informações que possuem relação com os indicadores em questão, tanto em Prontuário Eletronico (PEC)Coleta de Dados Simplificada (CDS) e para os municípios que utilizam sistema próprios (Thrift) (confira os manuais nos links).

Para acesso a estas informações a gestão municipal deve ter acesso ao e-Getor AB do Ministério da Saúde, no portal: https://egestorab.saude.gov.br/paginas/login.xhtml.  Para criação e manejo dos perfis dentro do e-Gestor da AB os municípios devem acessar https://egestorab.saude.gov.br/paginas/acessoPublico/faq/indexFaq.xhtml

Confira o vídeo com orientações disponibilizadas pela SAPS/MS:

Confira também o vídeo tutorial #parasabermais para apoiar os municípios no acesso às informações:

Fonte: Conasems