Ministério da Saude e OPAS iniciam campanha para promover a saúde mental no contexto da COVID-19

saude mental campanha220px21 de abril de 2020 – O Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) deram início a uma campanha para promover a saúde mental no contexto da COVID-19. Ao longo das próximas semanas, será divulgada uma série de vídeos para ajudar diferentes grupos – como profissionais de saúde, cuidadores de pessoas idosas e de crianças e a população em geral– a lidarem com os efeitos negativos da pandemia causada pelo novo coronavírus.

“Estar na linha de frente do combate à COVID-19 ou precisar passar muito tempo sozinho neste período de distanciamento social, sem poder estar perto de quem a gente gosta, é muito difícil. Pode nos trazer angústia e estresse. Nós queremos, com esses vídeos, passar a mensagem de que, mesmo nesta situação, é importante manter contato virtual com amigos e familiares, cuidar de si e das outras pessoas”, afirma Katia de Pinho Campos, coordenadora de Determinantes da Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Saúde Mental do escritório da OPAS e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil.

O primeiro vídeo da série, publicado na última sexta-feira (17), foca nos profissionais de saúde, que arriscam as próprias vidas para salvar a dos outros. “Nossa prioridade é o combate ao coronavírus, seus sintomas associados à síndrome gripal, à síndrome respiratória aguda grave e a necessidade de UTI. Mas, concomitantemente a isso, nossa prioridade também são as pessoas que adoecem e seus familiares, que estão em isolamento social, e, principalmente, os profissionais de saúde que estão na linha de frente, que precisam de suporte psicológico para enfrentar essa situação de estresse com saúde mental suficiente para não adoecerem”, destaca Erno Harzheim, secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde do Brasil.

Os outros sete vídeos serão lançados nos próximos dias, com temas como combate ao estigma; solidariedade; estratégias para lidar com o estresse, aumentar o bem-estar e ter hábitos saudáveis; entre outros.

Guias técnicas sobre saúde mental
A OPAS também tem facilitado o acesso de profissionais de saúde a informações e conhecimentos atualizados em português, inclusive sobre o tema de saúde mental no contexto da pandemia de COVID-19. Em uma recém-criada página do Campus Virtual da OPAS, por exemplo, foram reunidas publicações sobre riscos do uso de álcool para lidar com o estresse e a ansiedade causada pelo distanciamento social; bem como um guia com considerações para apoiar o bem-estar mental e psicossocial em diferentes grupos.

Fonte: Opas/OMS