Ministério da Saúde promove curso de atualização para manejo clínico de Influenza

Desde 17 de maio, médicos de todo o Brasil podem se inscrever para participar do curso à distância – “Influenza – Atualização no manejo clínico”. O curso é resultado de uma ação do Ministério da Saúde, com execução da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). O objetivo da iniciativa é atualizar profissionais médicos que atuam na rede de assistência a saúde e reforçar o manejo correto da influenza, de acordo com protocolos atualizados do Ministério da Saúde, que inclui o uso da medicação antiviral e a atenção especial aos casos de síndrome respiratória aguda e grave.

O curso traz quatro casos clínicos interativos, com comentários sobre erros e acertos a cada decisão que o médico tomar. Uma novidade nesse conteúdo auto-instrucional é um vídeo ao final de cada um dos casos estudados, trazendo comentários e explicações de médicos especialistas sobre o tema abordado. Além disso, o menu do curso traz materiais de apoio como fluxograma de tratamento, orientações de etiqueta respiratória e links para outros conteúdos.

A plataforma de treinamento à distância também é compatível com smartphones e dispositivos móveis nos sistemas Android ou iPhone. Outra opção é efetuar o download do conteúdo e desenvolver o curso sem acesso à rede, por computador ou celular.

O curso pode ser concluído em etapas, adaptando-se aos horários mais convenientes de acordo com o ritmo de trabalho, podendo ser realizado aproximadamente em seis horas. O acesso ao curso é aberto também para visitantes, como estudantes de medicina e demais profissionais de saúde.

Metodologia

A partir da página principal do curso, o participante irá escolher um caso clínico. O profissional deve acompanhar com atenção as informações apresentadas nos casos, e responder às perguntas em relação as condutas mais adequadas para aquele paciente. Sempre que necessário poderá consultar o protocolo de tratamento da influenza por meio dos hiperlinks e receberá um comentário para cada escolha que fizer com a explicação acerca da adequação de suas respostas. Ao final de cada caso, será apresentada uma discussão completa em texto com referências bibliográficas, e vídeo, com comentários de médicos especialistas.

O menu do curso traz materiais complementares e links para facilitar a atualização  da comunidade médica e demais profissionais interessados em relação às atuais recomendações do Ministério da Saúde para  manejo clínico de casos de  Influenza.

Link para cessar a matéria acima: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/10766/785/ministerio-da-saude-promove-curso-de-atualizacao-para-manejo-clinico-de-influenza.html

Fonte: Ministério da Saúde

<-Voltar