Mostra em Brasília discute Atenção Básica

Começou ontem (12), em Brasília, a IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família. A Mostra acontece até o dia 15 e tem o objetivo de apresentar as experiências bem sucedidas em Atenção Básica (AB) e propiciar a troca de conhecimentos e reflexões sobre as práticas de saúde na Atenção Básica no país. A secretária de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, Sandra Fagundes, representou o CONASS na abertura do encontro e transmitiu a mensagem do presidente da instituição, Wilson Alecrim, que não pode comparecer tendo em vista a situação das enchentes que assolam o estado do Amazonas. Citando as palavras de Alecrim, disse: “Para termos um SUS vitorioso precisamos ter uma Atenção Básica, ordenada e coordenadora do sistema. A luta de todos é essencial para o fortalecimento do SUS, especialmente agora em que estamos em uma situação de grave subfinanciamento. O CONASS está a postos para juntos conquistarmos o sonho do SUS equânime e para todos”.

A mostra reúne cerca de 10 mil profissionais de saúde de todo o Brasill que irão trocar experiências e participar da construção de novas propostas para o primeiro nível de atendimento em saúde. Em quatro dias de atividades serão realizadas mesas redondas, minicursos, oficinas, palestras, espaços para apresentação e discussão de experiências e atividades culturais. Durante o evento, serão apresentadas 4.351 experiências relacionadas ao tema de todas as regiões do país. Os relatos foram inscritos de agosto a outubro de 2013 por pessoas ligadas a instituições e sociedade civil que desenvolvem experiências na Atenção Básica, ou seja, estudantes, trabalhadores, docentes, gestores e usuários do SUS. Desse total, 100 relatos serão premiados no encerramento da mostra.

Mais informações sobre o evento e a programação completa da IV Mostra da Atenção Básica podem ser encontradas no site www.atencaobasica.org.br/mostra

Tatiana Rosa, com informações da Agência Saúde
ascom@conass.org.br
(61) 3222-3000