Municípios inundados do Acre recebem ajuda da Força Nacional do SUS

Cinco municípios do Acre – Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Xapuri, Brasiléia e Porto Acre – estão recebendo ajuda de 27 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de Vigilância em Saúde da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNSUS). As equipes fazem um levantamento de possíveis doenças secundárias em virtude das enchentes e de danos à rede de Saúde Pública.

Além disso,  os profissionais da Força Nacional estão percorrendo o Rio Purus visitando as aldeias e realizando atendimento aos indígenas e ribeirinhos para identificar as maiores necessidades. Isso porque, sete aldeias estão inundadas (quatro parcialmente e três totalmente), com 94 indígenas desabrigados no município de Santa Rosa do Purus.

O Ministério da Saúde enviou junto com a equipe duas toneladas e meia de medicamentos e insumos estratégicos que correspondem a 10 kits para assistência farmacêutica aos atingidos por desastres de origem natural. Cada kit de medicamentos e insumos estratégicos pode suprir a necessidade de até 500 pessoas desabrigadas e desalojadas, por um período de três meses.

“A Força Nacional do SUS está atuando de forma coordenada e decisiva, sempre que é convocada. Atendemos prontamente à solicitação do governo do Estado, as urgência da população e as necessidades da Rede Pública local que também foi atingida pelas águas”, esclarece Adriano Massuda, secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde.

Os profissionais da FNSUS estão no Acre desde o último domingo (19). Até o próximo domingo (26) mais duas equipes de assistências embarcarão para o Estado, totalizando sete equipes trabalhando. Além de todo trabalho de assistência, orientação, monitoramento e orientação técnica, a FNSUS está enviando folhetos educativos para abrigos e população afetada por enchentes, busca ativa a pacientes em tratamento com hemodiálise, quimioterapia nas áreas inundadas e de grávidas.

Blog da Saúde

Foto: Luís Oliveira – ASCOM/MS