Municípios já podem aderir ao Programa Saúde na Escola

De acordo com o Ministério da Saúde, o ano de 2013 será marcado pela universalização do Programa Saúde na Escola (PSE) e ampliação das ações de promoção e atenção à saúde e de prevenção para a Educação Infantil (Creches e Pré-escolas). No Piauí o PSE conta, atualmente, com 153 municípios que possuem o programa, cuja adesão ocorreu em 2012.

“Desse total tivemos 55 municípios quem atingiram meta e receberão os 30% do incentivo financeiro referente ao programa. Temos, também, 63 habilitados,  que realizaram  no ano de 2012 atividades  de mobilização da Semana Saúde na Escola, com o tema  sobre a prevenção da obesidade. Com isso, este ano conseguiremos alcançar mais de 90% de todo o Estado”, destaca a coordenadora estadual do PSE, Márcia Alcioneide.

O período de adesão ao PSE está previsto para o período de 11 a 15 de março de 2013. A adesão está condicionada à assinatura do termo de compromisso, pelos secretários municipais de Saúde e Educação, via sistema de monitoramento eletrônico, e os critérios de repasse do incentivo financeiro 2013 estarão disponíveis na Portaria de Adesão.

A determinação do Governo Federal é que todos os municípios brasileiros façam a adesão ao PSE, até mesmo aqueles que não alcançaram metas em 2012.

Semana Saúde na Escola

Neste ano a Semana Saúde na Escola acontecerá no mesmo período citado anteriormente, de 11 a 15 de março, com as seguintes temáticas: Prevenção da Obesidade e Saúde Ocular. “Além desses temas os municípios poderão desenvolver ações optativas. Tendo em vista a grande mobilização nacional em relação à prevenção de uso de drogas, será abordada uma atividade relacionada a esse tema, para capacitação dos alunos dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio”, pontua a coordenadora.

A adesão da Semana Saúde na Escola teve início no último dia 20 e se estende até o dia 10 de março. O cadastro pode ser feito através do site: dab.saude.gov.br/sistemas/sgdab.

Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074