Municípios podem solicitar o agendamento para retirada da nova remessa de doses da CoronaVac

Nova remessa do imunizante CoronaVac vai começar a ser distribuída aos 102 municípios alagoanos nesta quinta (Foto: Carla Cleto)

A vacina contra o novo coronavírus tem trazido esperança para a população e, a cada remessa com novas doses, mais pessoas conseguem ser imunizadas. E é isso que vai acontecer em Alagoas com a chegada de 28.800 doses da vacina CoronaVac. Os imunizantes, enviados pelo Ministério da Saúde (MS), chegaram ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, na madrugada desta quarta-feira (3).

A nova remessa das vacinas irá contemplar a próxima faixa etária da população, estendendo a imunização para idosos com 78 anos completos. Este público representa um pouco mais de 10 mil idosos em Alagoas. O anúncio foi feito pelo governador de Alagoas, Renan Filho, por meio de suas redes sociais, que também garantiu que as novas doses darão continuidade a vacinação dos profissionais de saúde.

Os imunizantes já foram cadastrados e estão armazenados no Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). De acordo com o titular da Sesau, Alexandre Ayres, finalizado este processo, inicia-se a distribuição das vacinas para os municípios alagoanos, a partir desta quinta-feira (4), por meio das Centrais de Distribuição, localizadas em Maceió e Arapiraca.

“Acelerar a vacinação, imunizar a nossa população e tornar Alagoas mais segura são as nossas principais metas neste atual cenário. Com estas 28.800 doses que chegaram hoje ao Estado, seguiremos com a imunização dos idosos e profissionais de saúde. As vacinas começam a ser distribuídas aos municípios alagoanos a partir desta quinta-feira [4]. Os municípios também podem fazer o agendamento para buscar os imunizantes. É um contato permanente do Estado com as Secretarias Municipais de Saúde”, ressalta Alexandre Ayres.

Agendamento e retirada – As Secretarias Municipais de Saúde precisam fazer a solicitação das vacinas e dos insumos por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e agendar com as Centrais de Distribuição de Maceió e Arapiraca, pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com.

Com a chegada do novo lote de doses da CoronaVac, Alagoas já recebeu 228.860 doses de imunizantes contra a Covid-19, que foram disponibilizadas para os alagoanos. A população alagoana começou a ser imunizada contra o novo coronavírus no mês de janeiro e 99.303 pessoas já receberam a primeira dose. Em fevereiro, a Sesau deu iniciou a aplicação da segunda dose aos profissionais da saúde e 8.401 trabalhadores da área já forma contemplados.

Fonte: Ascom SES/AL