Na 16ª Conferência Nacional de Saúde, Conass reafirma o compromisso com a luta pela preservação do direito à saúde

Autoridades participaram da abertura da 16ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília

 

Brasília – Sob aplausos o presidente do Conass, secretário de Estado da Saúde do Pará, Alberto Beltrame, declarou na abertura da 16ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) que nenhuma conquista do povo brasileiro pode ser ameaçada e que nenhum passo atrás pode ser dado em relação à garantia ao pleno direito à saúde e à vida. A conferência teve início no dia 4 de agosto e segue até o dia 7.

Beltrame ponderou que em momentos de crise e dificuldades econômicas há uma tendência à relativização de direitos e de se rediscutir a universalidade, equidade, gratuidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e até mesmo o direito à saúde.

“O Direito à saúde e, sobretudo, o direito à vida, são absolutos”, afirmou o presidente do Conass na abertura da 16ª Conferência Nacional de Saúde.

“Quero começar minhas palavras dizendo que o direito à saúde não é relativo. O direito à saúde e, sobretudo, o direito à vida, são absolutos. Nós dos estados brasileiros estamos prontos para cerrar fileiras com o Ministério da Saúde, com as secretarias municipais e sobretudo com o povo brasileiro para lutar pela preservação dos direitos constitucionais, pela manutenção e fortalecimento do SUS e pela garantia de que não se dê nenhum passo atrás nas conquistas que obtivemos ao longo desses mais de 30 anos”, ressaltou.

Beltrame ressaltou que na 16ª CNS, ao se falar em 8ª Conferência + 8, não é possível deixar de lembrar da 8ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrida há 33 anos, em 1986. “Nela nós desenhamos e formulamos os princípios, as diretrizes e todo o arcabouço jurídico do Sistema Único de Saúde que após foram consagrados na Constituição Cidadã de 1988. “Ao vivermos esse momento histórico da 16ª CNS é importante que reafirmemos os nossos compromissos com os princípios constitucionais do SUS”.

O presidente do Conass encerrou seu discurso assumindo o compromisso pessoal e institucional de continuar a lutar junto com os brasileiros pelo SUS, sistema que classificou como generoso, que representa o avanço civilizatório da sociedade brasileira e o maior processo de inclusão social já visto no Brasil. “Esta é a luta e o legado da nossa geração. Boa conferência a todos e boa luta!”.

16ª Conferência Nacional de Saúde

A 16ª Conferência Nacional de Saúde, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), deve reunir mais de quatro mil pessoas em Brasília entre os dias 04 e 07 de agosto, com o objetivo de traçar, de forma democrática, as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. As discussões podem ser acompanhadas ao vivo pelo Youtube DataSus Ao Vivo.

Assessoria de Comunicação do Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000