Naomar de Almeida Filho apresenta Plano de Enfrentamento à Covid-19

Em sua apresentação, Naomar de Almeida Filho falou da situação da Covid-19 no Brasil e no mundo, classificando a situação como “quadro trágico”, com destaque para a falta de coordenação nacional, a estratégia hospitalocêntrica adotada no Brasil e a complexidade da pandemia. Sobre o PNEP-Covid-19, o vice-presidente da Abrasco ressaltou que foi um “trabalho coletivo muito intenso que mobilizou os membros da Abrasco e das outras entidades reunidas na iniciativa” e que “ainda temos tempo de atuar para que o sofrimento da sociedade seja abreviado”.

Fátima Marinho comentou sobre as mortes pelo novo coronavírus no Brasil e, mostrando estudos e gráficos, a pesquisadora apontou que, baseado no Sistema de Informação em Mortalidade, há “excesso de mortalidade entre idosos, homens e também entre pretos e pardos”.

Participaram do debate os professores Mariângela Cherchiglia, Waleska Teixeira Caiaffa e Thomaz da Matta Machado, no primeiro bloco; e Rafael Aguiar, Deborah Malta e Eli Iola Gurgel no segundo bloco.

Veja o vídeo na íntegra: