No dia Internacional da mulher, Hemoacre incentiva população feminina a doar sangue

Em alusão a Semana da Mulher, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) convida a população, em especial as mulheres, para doar sangue nesta sexta-feira, 8, a partir das 7h15, no Hemocentro. Às 10 horas haverá uma solenidade em homenagem para as mulheres, na qual será servido um café da manhã e distribuição de brindes.

Doar sangue é um ato seguro e não dói, porém apenas cerca de 3% da população brasileira doa sangue. Embora a maioria dos habitantes sejam mulheres, elas são minoria entre todos os doadores. Segundo dados do Ministério da Saúde, todas as ações voltadas para o público feminino têm por finalidade estimular o aumento em 30% de participação das mulheres nas doações.

De acordo com a gerente de captação do Hemoacre, Marlice Aquino, a ação tem como objetivo conscientizar a população feminina sobre a importância de sua participação na doação voluntária de sangue. “Queremos aumentar o número de doadores do sexo feminino no banco de cadastros doHemoacre e estimular esse público à fidelização através do esclarecimento”, explica.

Para se tornar um doador a pessoa deve estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos. Não é preciso estar em jejum para doar sangue, mas convém evitar alimentos gordurosos e a ingestão de bebidas alcoólicas.

Marcelo Torres (Assessoria Sesacre)