Nova Friburgo recebe o Tomógrafo Móvel do Governo do Estado a partir de 30 de abril


O município de Nova Friburgo, na Região Serrana, será a próxima cidade a receber o Tomógrafo Computadorizado Móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). Os exames começam a ser realizados no dia 30 de abril e a previsão é a de que o equipamento permaneça no município até o dia 11 de maio, realizando 70 exames por dia. Iniciado em 2009, o serviço é o primeiro do país a rodar municípios levando diagnóstico e possibilidade de tratamento aos usuários do SUS. Hoje já contabiliza cerca de 70 mil exames de tomografia.

– Escolhemos alguns municípios como ‘cidade-pólo’ e procuramos atender também as regiões próximas. O serviço é destinado a realização de exames de tomografia computadorizada de caráter eletivo, visando contemplar a demanda, por vezes reprimida, dos nossos municípios -, afirma Jorge Ataualpa, coordenador do Serviço Móvel de Imagem da SES-RJ.

Além da ‘cidade-pólo’ de Nova Friburgo, as secretarias municipais de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras, Carmo, Sumidouro, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena e Macuco também poderão agendar consultas para seus moradores. A estrutura para atendimento dos pacientes será montada na Praça Demerval Barbosa Moreira, em frente ao Centro de Turismo.

O TCM funciona das 8h às 19h, podendo ser estendido até às 20h. Aos sábados, o atendimento é feito das 7h30 às 15h. A estrutura móvel da SES conta com dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e possui, ainda, com vestiário para o paciente.

Agendamentos – Os agendamentos dos serviços de tomografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.

Rapidez e conforto – Instalado em uma carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos (enquanto os aparelhos antigos levam entre 20 e 40 minutos), permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso. O exame de tomografia computadorizada móvel é acompanhado por médico radiologista que emite o laudo e o resultado é entregue às secretarias municipais de Saúde.

 

 

 


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde
ascom.SESRJ@gmail.com
(21) 2333-3717
Twitter: @SaudeGovRJ
www.saude.rj.gov.br