Número de transplantes realizados em 2011 é o maior dos últimos 6 anos

Quase 800 pessoas já realizaram transplantes em Goiás até outubro deste ano. É o que revela o balanço divulgado pela Central de Notificação, Distribuição e Captação de Órgãos do Estado de Goiás (CNDCO/GO). Durante todo o ano de 2010, foram realizados no Estado 530 transplantes. Somente até outubro de 2011, já são 763 pacientes transplantados.

A estatística ainda mostra que o número deste ano é o maior desde 2005, quando foram registrados 1.002 transplantes. De 2007 a 2010, houve uma sensível redução das notificações, sendo 2008 o pior ano, com 498. “Há cinco anos não temos dados tão animadores como em 2011, principalmente porque houve um intenso trabalho de conscientização desenvolvido junto à comunidade local”, revela Luciano Leão, coordenador da Central de Transplantes.

Ele lembra que o aumento reflete as ações desenvolvidas durante o ano. “2011 foi muito positivo devido às atividades realizadas pela Central”. Leão acrescenta que houve ações educativas e preventivas no Terminal Rodoviário de Goiânia, nos jogos do Campeonato Brasileiro da Séria A e B, em escolas e instituições universitárias, aeroporto, entre outras. Em setembro, mês internacional da doação, a Central também realizou inúmeras atividades na capital e no interior de Goiás.

Ainda segundo o coordenador, está em andamento um projeto em parceria com a Secretaria de Estado da Educação conhecido como Educar para Doar. A ação visa fomentar uma ampla discussão com os alunos sobre o assunto. O Ministério Público também é parceiro da unidade, realizando atividades em conjunto.

Apesar dos dados positivos, um dado que preocupa é o número de doações em Goiás. Das 167 pessoas com morte encefálica registradas pela CNDCO/GO, apenas 25 foram doadoras. Por isso o coordenador faz um alerta à população. “É preciso entender que a cada dia morrem pessoas por falta de doadores. Podemos salvar muitas vidas por meio dessa atitude”, lembra Luciano Leão.  Atualmente existem 1.839 pessoas aguardando por transplante no Estado.

Artistas se unem na luta pelo aumento da doação de órgãos no Brasil

Blog da Saúde