O Papel dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias no Enfrentamento da Covid-19

O papel dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias é tema do debate virtual do Conass desta sexta, 21/8

O Debate Virtual do Conass de sexta-feira (21/8), às 17 horas, irá tratar do papel de destaque dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e de Endemias (ACE), integrantes das Equipes de Atenção Primária à Saúde (APS), atuantes na promoção, prevenção e controle de agravos neste momento de pandemia. Trata-se de um trabalho fundamental para auxiliar na contenção da transmissão do vírus, difundindo informações adequadas e apoiando a identificação e a vigilância ativa para o cuidado das pessoas e grupos de risco no seu território, orientando tanto sobre as medidas de prevenção (como proceder e onde procurar ajuda em situações de casos suspeitos e/ou confirmados ou diante do agravamento de saúde); quanto para a continuidade do cuidado das pessoas que têm condições crônicas (que pode ficar comprometido pelo medo do contágio e pelas regras de distanciamento social).

Diante desse cenário, o Conass e o Conasems sistematizaram diversos documentos com o objetivo de fornecer informações a respeito do tema e auxiliar na reorganização do processo de trabalho destes profissionais na pandemia, tanto na unidade de saúde, como na comunidade.

Esta reorganização será apresentada no encontro virtual pela coordenadora de Gestão da Atenção Primária SES/MT, Regina Paula de Oliveira; e contará com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde, Djavan Barbosa dos Santos (Poço Verde/SE), Silvia Maria Dias (Pimenta Bueno/RO), e Ludeille Medeiros Ramos (Gameleira/GO); e da secretária Municipal de Saúde de Ubiratã/PR e vice-presidente do Conasems, Cristiane Martins Pantaleão. A mediação do debate será feita pela assessora técnica do Conass, Maria José Evangelista.

Perguntas poderão ser enviadas pelo www.conass.org.br/participe

O debate será transmitido pelo Portal do Conass: www.conass.org.br e pelos canais do Conselho no YouTube: www.youtube.com/conassoficial; e no FaceBook: www.facebook.com/conassoficial. Participe!