Oficina Amamenta Brasil capacita profissionais sobre alimentação saudável

O evento acontece em Teresina, no Diferencial Buffet. O objetivo é capacitar tutores, no nível estadual

Ascom/Sesapi

O Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realiza desde a última terça-feira (05) em Teresina, no Diferencial Buffet. a Oficina Micro Regional para Formação de Tutores da Rede Amamenta Brasil. O objetivo é capacitar tutores, no nível estadual, para a utilização dos referenciais da educação no ensino do aleitamento materno para que sejam multiplicadores nos seus estados de origem e para a realização de oficinas de trabalho em aleitamento materno nas Unidades Básicas de Saúde.

Nesta quinta, a abertura aconteceu com a presença de Renata Guimarães de Santana, nutricionista e consultora Técnica do MS. Em Teresina, além da parte teórica, os técnicos do Ministério farão também o treinamento prático através de visitas em cinco Unidades Básica de Saúde.

“Queremos está finalizando um total de 50 oficinas até 2014. Em cada estado realizamos oficinas de 40 horas de duração que serão distribuídas durante quatro dias e aquelas Unidades que serão visitadas serão consideradas capacitadas. A idéia é formar estes profissionais que possam está montando alimentações saudáveis e dando prioridade ao aleitamento materno para crianças de até dois anos de idade”, explicou a consultora.

A Rede Amamenta Brasil é uma estratégia de educação permanente em saúde que, para ser viabilizada, necessita de comprometimento das esferas federal, estadual e municipal. A visita das técnicas do Ministério da Saúde demonstra que nosso Estado está no caminho certo, já que nos últimos anos, conseguimos realizar diversas oficinas que ressaltaram a importância do aleitamento materno para as gestantes nas Unidades Básicas de Saúde”, disse Rosa Laura, coordenadora estadual da Atenção a Saúda da Criança e do Adolescente.

Alem de enfermeiros e nutricionistas de Teresina, cidades como Alvorada do Gurguéia, Gilbuéis, Sebastião Leal também estão participando da oficina. Em Teresina foram escolhidas para atividades teórico-práticas as Unidades Básicas de Saúde do Conjunto. Explanada, Km-7, Lourival Parente, Memorare e Planalto Uruguai. A oficina finaliza nesta sexta-feira (15) com apresentação de relatório elaborado pelos técnicos da Sesapi e do Ministério da Saúde.

Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074