Oficina de Qualidade do Cuidado em Saúde e Segurança do Paciente

Nesta sexta-feira, 24, servidores da secretaria de saúde do Amapá participaram da primeira Oficina de Qualidade do Cuidado em Saúde e Segurança do Paciente. A oficina foi ministrada pela enfermeira Silvana Rodrigues, com o objetivo de formar um comitê estadual de segurança do paciente, e assim, implantar os seis atributos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Durante todo o dia os participantes puderam conhecer melhor os problemas relacionados a este assunto e sugerir planos de ações que contribuam para a qualidade e cuidados que devem ter dentro do ambiente hospitalar.

Atualmente, o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), o Hospital das Clinicas Dr. Aberto Lima (HCAL), e o Hospital Estadual de Santana (HES) têm 50% dessas metas implantadas, tais como: a identificação correta do paciente; efetividade da comunicação e segurança das medicações de alta vigilância. Com a formação do comitê, os seis atributos serão implantados em todas as unidades do estado até início do ano.

Participaram da oficina coordenadores do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Gestores da rede estadual hospitalar, Unidades de Pronto Atendimento, Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), Superintendência de Vigilância Sanitária (SVS), Sistema de Assistência em Saúde (SAS), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).