OPAS firma parceria com município do Rio de Janeiro para criação de Centro de Operações de Emergências para enfrentamento da pandemia

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) firmou uma parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro para criação de um Centro de Operações de Emergências (COE). O organismo internacional apoiou a Secretaria de Saúde do município na organização, capacitação e implementação dessa estratégia para enfrentamento da pandemia de COVID-19.

O COE tem como atribuições: elaborar protocolos e análises relacionadas à situação epidemiológica da doença na cidade do Rio de Janeiro; planejar, organizar, coordenar e monitorar as ações de enfrentamento à COVID-19; divulgar informações relativas à emergência de saúde pública; e deliberar sobre os estágios de aplicação das medidas protetivas para cada região administrativa do município.

Além disso, o Centro busca estabelecer as prioridades de informações, facilitar a comunicação e articular com outras instituições e esferas de governo. Como parte da parceria, a OPAS disponibiliza consultores técnicos para implementação e estruturação do COE, realizando treinamentos e auxiliando a estabelecer os processos de trabalho, além de disponibilizar equipamentos.

A Organização Pan-Americana da Saúde tem apoiado diariamente as ações do Brasil na resposta à COVID-19 desde janeiro de 2020, antes do primeiro caso notificado da doença no país. A colaboração tem sido dada tanto ao Ministério da Saúde e outras instituições federais quanto a entes estaduais e municipais. Em outubro do ano passado, a OPAS já havia feito uma parceria com o estado do Amapá para criação de um Centro de Operações de Emergências.

A OPAS também organizou uma série de missões aos estados – Amazonas, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pará e Rio Grande do Norte – para troca de experiências no enfrentamento ao novo coronavírus, incluindo vigilância, atenção à saúde e comunicação de risco.

A Organização tem apoiado ainda as ações de preparação para início da vacinação contra COVID-19 no Brasil, fornecendo suporte técnico e compartilhando as mais recentes evidências científicas relacionadas à doença.

Fonte: comunicacao@paho.org