OPAS traduz manual para apoiar o planejamento de Recursos Humanos em Saúde – Contas Nacionais da Força de Trabalho em Saúde

Foi disponibilizada a versão em português do documento Contas Nacionais da Força de Trabalho em Saúde: Um Manual. O trabalho de tradução foi realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS/BRA) em parceria com o Centro Colaborador da OPAS/OMS da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) e a Estação de Trabalho do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da EERP/USP.

A ferramenta Contas Nacionais da Força de Trabalho em Saúde (CNFTS), desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa facilitar a padronização dos sistemas de informação da Força de Trabalho em Saúde (FTS) e comparabilidade de dados sobre Recursos Humanos em Saúde (RHS) e melhorar a interoperabilidade, ou seja, a capacidade de trocar dados da FTS dentro de sistemas de informação de saúde nacionais ou subnacionais mais amplos, e nos sistemas internacionais de informação.

O manual também visa auxiliar os países a melhorarem progressivamente a disponibilidade, a qualidade e o uso de dados sobre a FTS, por meio de acompanhamento do desempenho da política de RHS e do monitoramento de um conjunto de indicadores visando alcançar a concretização da Saúde Universal, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e outros. Uma potente ferramenta na orientação e apoio aos países para informarem as decisões políticas nacionais da FTS com base em evidências.

Convidamos a todos a visitar e utilizar o documento de planejamento e desenvolvimento dos RHS: Contas Nacionais da Força de Trabalho em Saúde

Fonte: APS Redes